Imagem Garis debatem melhores condições de trabalho

Garis debatem melhores condições de trabalho

Arquivo

13/06/2013 11:30:00


Na manhã desta quinta-feira (13) a Câmara de Vereadores debateu em audiência pública melhorias nas condições de trabalho dos profissionais que atuam na limpeza do município. Foram apresentados os problemas da profissão e medidas que redução dos riscos enfrentados durante suas rotinas de trabalho.

O requerente da audiência, vereador Gilzete Moreira (PSB), destacou a relevância dos serviços prestados pelos profissionais que cuidam da limpeza no município.  “É uma alegria poder homenagear esses homens valorosos da nossa cidade, que têm feito um excelente trabalho. Muitas vezes vocês passam despercebidos pelas pessoas, mas a nossa Casa reconhece a enorme importância de todos para nossa cidade”.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista/Sinserv, José Marcos, disse sentir orgulho em falar de uma categoria que tanto trabalha pela cidade, ressaltando que a administração do município é de responsabilidade do prefeito, mas quem trabalha para deixar a cidade limpa é o gari. Falou dos avanços conquistados para a categoria e a importância do trabalho destes profissionais. Destacou ainda que na pauta de reivindicações apresentada ao Governo Municipal solicitou para a categoria protetor solar e fardamento adequado, e que tais pontos serão atendidos, pois o secretário garantiu tais itens estão sendo providenciados.

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza/Sindlimp, Luciano Sousa Almeida, falou sobre dois acidentes que aconteceram recentemente em Vitória da Conquista e se mostrou preocupado. “Precisamos juntos buscar políticas de segurança para esses trabalhadores. Venho aqui pedir ao secretário de Serviços Públicos para que notifique toda a população para que tenham cuidado com os seus lixos”. Luciano Sousa ainda afirmou que as pessoas devem ter respeito pelos garis, descartando com cuidado seus lixos, e tratando os profissionais com cordialidade.

Edson Conceição, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Limpeza/Fetralimp, e representante do vereador de Salvador, disse que os trabalhadores devem ser identificados como agentes de limpeza ambiental. Destacou ainda o poder de voto da categoria, quando elegeu o vereador Cuíca em Salvador, como o segundo candidato mais bem votado. Enalteceu a profissão e disse que é necessário que a categoria tenha orgulho do trabalho que desenvolve.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza/Sindlimp, Airton Brito Santos, afirmou que o Sindlimp vem buscando melhorias desde o seu surgimento, e agradeceu a homenagem aos garis. “Vamos continuar lutando para que esses profissionais conquistem melhores condições de trabalho”.

Segundo o gerente regional da Torre Empreendimentos, Paulo Campos, as lutas dos garis foram importantes na conquista de muitas garantias. “A empresa tem se preocupado com segurança desses profissionais, temos realizado treinamentos e contamos com uma profissional voltada para segurança do trabalho. Na medida do possível temos o desejo de atender às demandas dos garis”.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Elvio Dourado, classificou a profissão de gari como uma das mais importantes para a sociedade. Segundo ele, a secretaria da qual faz parte procura perceber as necessidades dos profissionais e evitar que injustiças sejam cometidas. “Temos tentado fazer uma campanha de conscientização durante os mutirões de limpeza nos bairros, para falar sobre a importância da coleta seletiva e de as pessoas evitarem o descarte de materiais perigosos sem qualquer cuidado”. O secretário ainda fez um apelo para que a Câmara seja uma parceira, e afirmou que a Prefeitura vem fiscalizando os serviços prestados pela Torre, e investindo em melhorias na limpeza da cidade, bem como na qualidade do trabalho dos garis.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que respeita todos os profissionais, mas que os garis, em especial, merecem o maior respeito. “Para os garis não tem chuva, não tem sol e não tem frio para manter a cidade limpa. Fui gari por dez dias no Alto Maron, que estava imundo. Recolhi a sujeira e prometi que os moradores iam passar o natal em um bairro limpo. Eu me sinto orgulhoso de muitas pessoas ainda falarem que eu sou um vereador e peguei lixo com as minhas próprias mãos. Para mim foi um mérito”.

O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) parabenizou a iniciativa da audiência e afirmou que a função de gari vai muito além de somente limpar as ruas, uma vez que a limpeza dos logradouros possibilitam a saúde e o conforto da população. O parlamentar também lembrou que as pessoas devem ter cuidado no descarte dos resíduos, para prevenir acidentes com os garis. Para Andreson Ribeiro alguns pontos precisam ser levados em conta pela Administração Municipal, que tem apoiado a categoria. “Temos que pensar na coleta de forma correta dos resíduos e investir em melhorias nas condições de trabalho desses profissionais tão importante”.

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) parabenizou a iniciativa da audiência e afirmou que os garis da Torre são praticamente uma tropa de choque do município, pois vão a todos os lugares cuidar da limpeza de Vitória da Conquista. O parlamentar ainda destacou que, para o atual governo, manter a cidade limpa tem sido uma prioridade desde 1997. “Vocês estão de parabéns pela grandeza do trabalho que realizam. Vitória da Conquista não seria a mesma sem os garis. Vocês são mais do que agentes de limpeza, são agentes de saúde pública, porque muitas doenças deixam de acontecer graças a vocês”.

O vereador Sidney Oliveira (PRB) relembrou o impacto visual da primeira vez que veio à cidade, época que havia uma crise na categoria, e destacou os avanços para a classe e o trabalho que os garis desenvolvem hoje.

O vereador Julio Honorato (PT) parabenizou realização da discussão sobre os garis, tema de extrema relevância, segundo ele. “A importância de estar debatendo esse assunto se dá porque é um momento onde a gente pode cobrar melhorias nas condições de trabalho dos garis. A cidade só é bonita ou feia a depender do trabalho de vocês”. Ainda em sua fala, o parlamentar chamou a atenção da população no descarte correto de objetos que podem provocar acidentes, e se colocou à disposição para colaboras nas lutas sindicais.

Em sua fala o vereador Nelson de Vivi (PCdoB) afirmou que a maior referência da cidade é seu aspecto de limpeza, disse ainda que a categoria está de parabéns por elevar o nome da cidade, mantendo a cidade limpa. “Todos os vereadores desta Casa entendem e respeitam o trabalho dos garis”, disse. Destacou também a importância de ter segurança no trabalho e reconhecimento salarial para a categoria.

Ao final foram entregues placas comemorativas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela categoria.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30