Imagem Segurança dos taxistas é tema da tribuna livre

Segurança dos taxistas é tema da tribuna livre

05/06/2013 10:30:00

Na manhã desta quarta-feira, 5, o presidente do Sindicato dos Taxistas, NIlson Pinheiro, afirmou que a morte do taxista Joaquim Oliveira Dias, na última segunda-feira (3), significou tristeza e decepção para toda a categoria. O presidente solidarizou-se com os familiares pela “perda irreparável” e comentou que a tristeza dos taxistas também se dá pelo fato de que, há aproximadamente cinco anos, a categoria ter entregue documento a todos os vereadores e às autoridades de Vitória da Conquista, solicitando 13 itens de melhorias nas condições de trabalho, mas, apenas um deles foi atendido.

“Até hoje só o pedido da implantação da Delegacia de Polícia Federal foi atendido. Os demais não saíram do papel e nem do discurso. As pessoas que ocupavam esta Casa naquela época saíram em defesa do governo e até questionaram os dados da violência contra taxistas apresentados por nós”, disse, informando que as estatísticas da violência só têm aumentado.

O presidente ainda agradeceu a todos que acompanharam a manifestação dos taxistas ocorrida na tarde da última terça-feira, e se mostrou decepcionado pela falta de ações do poder público em relação aos profissionais. Segundo ele, demandas urgentes, como a regularização da documentação do terreno doado para o funcionamento do sindicato, numeração das casas para facilitar a localização, carteira universal, para que os motoristas possam dirigir mais de um veículo, ações de combate ao transporte irregular e a liberação de alvarás para os motoristas auxiliares, precisam ser atendidas pelo Governo Municipal.

Em sua fala, Nilson Pinheiro também explicou o motivo pelo qual os taxistas procuraram o vereador Andreson Ribeiro para intermediar um encontro com o prefeito Guilherme Menezes. “Além do vereador Andreson nos presta uma assessoria jurídica muito boa, sempre pudemos contar com ele na luta pelas nossas causas. Um vereador afirmou que só procuramos por Andreson, mas ele sempre esteve ao nosso lado. E contamos com o apoio de outros parlamentares também”.

O líder da oposição, Arlindo Rebouças (PMN) acredita que registrar mais um ato de violência contra um taxista na tribuna livre é um absurdo. “A violência está em todo o Brasil e também em nossa cidade, onde as pessoas ficam presas nas suas casas e os marginais cometem crimes. Temos que cuidar da segurança dos taxistas, porque eles são profissionais que ficam expostos o dia todo, e não sabem quem é o passageiro de bem e quem não é”. O parlamentar também criticou o Governo Municipal que, segundo ele, ‘se diz’ participativo mas não é. “Participativo de quê? Um prefeito que não mora em Conquista, que só vem a passeio. Um prefeito que se recusa a se reunir com uma categoria tão importante não a respeita. Nós estamos solidários a toda categoria, e temos que mostrar o prestígio e  a força que a Câmara tem. Vamos lutar para que não aconteça mais nada contra os taxistas”.

O representante da bancada de situação, o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) solidarizou-se com a família do taxista assassinado na última segunda-feira (3) e com os demais profissionais. O parlamentar pediu que a Polícia Civil agilize as investigações e que a justiça dê celeridade na penalização dos culpados pela morte do taxista. “Entendemos que foi uma fatalidade e obviamente é reflexo de uma omissão de políticas públicas. Penso que as demandas dos taxistas são de interesse de todos os vereadores. Peço que a Casa abrace esta causa, até mesmo porque o serviço dos taxistas é uma permissão pública”, afirmou, ressaltando a expectativa de que alguns pontos da pauta das reivindicações dos taxistas sejam atendidos, uma vez que o presidente da Casa, Fernando Vasconcelos, em articulação com todos os vereadores, marcou uma reunião com o prefeito para apresentar as pautas.