Imagem Vereadores parabenizam implantação dos novos Conselhos Tutelares

Vereadores parabenizam implantação dos novos Conselhos Tutelares

03/06/2013 12:00:00

Na audiência pública desta segunda-feira, 3, o vereador Sidney Oliveira (PRB), parabenizou as discussões e classificou o tema como de fundamental importância, já que o Conselho Tutelar é um órgão que cuida de crianças e adolescentes. O parlamentar afirmou que sempre esteve engajado em causas sociais e uma das coisas que mais “machucam” o ser humano é a violência contra a criança. “Fico muito feliz em saber que a Câmara aprovou uma lei como essa, que aumenta o número de Conselhos Tutelares, pois, os conselheiros além de cuidarem das crianças, muitas vezes enfrentam locais perigosos para proteger os direitos delas. Também me alegra que os conselheiros também serão mais capacitados. Faço questão de avaliar os candidatos e votar”, afirmou, ressaltando que no que depender do seu mandato, tudo o que favoreça o trabalho do Conselho Tutelar e proteja os direitos da criança, pode contar com ele.

O vereador Ricardo Babão (PSL) afirmou que o debate sobre os Conselhos Tutelares é muito importante para toda a população de Vitória da Conquista e elogiou a criação dos novos conselhos. “A luta pela proteção dos direitos da criança e do adolescente tem o meu apoio e atenção especial, e também dos outros 20 vereadores, que vão estar sempre lutando por causas com essa. Sei que os desafios são muitos, mas vamos fazer tudo que beneficie as nossas crianças”, disse, destacando o empenho do Governo Municipal nas causas voltadas para as crianças.

O líder do governo Florisvaldo Bittencourt (PT), destacou que o Conselho Tutelar de Vitória da Conquista sempre teve o histórico de ser um dos mais eficientes e atuantes do estado da Bahia. O vereador também falou sobre a responsabilidade dos conselheiros que serão eleitos, já que eles têm o dever de zelar para manter o histórico do trabalho exemplar realizado pelo Conselho. “Estamos todos juntos para que tenhamos uma sociedade cada vez melhor. Temos que lutar para dar continuidade às políticas afirmativas que beneficiam as crianças”.

O líder do governo destacou ainda, o processo eleitoral atual, que pela segunda vez é democrático, e conta com a participação da população para a eleição dos novos conselheiros. “Este processo traz para os candidatos um desafio ainda maior, já que o voto facultativo requer um desempenho ainda maior na obtenção dos votos. Acredito que o trabalho desses conselheiros deva ser bem remunerado, porque é um trabalho difícil e arriscado. O Conselho Tutelar é o primeiro agente de auxílio aos direitos das crianças, e nem sempre a sociedade reconhece o trabalho, já que as pessoas às vezes pensam que o Conselho passa a mão na cabeça da criança, e isso acontece porque a mídia passa uma imagem equivocada para a população, uma vez que o Conselho tem a função de proteger e assegurar os direitos das crianças”.

O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou o Governo Municipal pela implantação dos dois Conselhos Tutelares e lembrou o empenho da Câmara de Vereadores na luta pelos novos conselhos, no mandato passado. Para o vereador, o atendimento da criança e do adolescente precisa de muito mais do que isso, porque o Conselho Tutelar, a Promotoria Pública e o Juizado da Infância necessitam de mais respaldo para poder fazer o sistema funcionar, no sentido de dar atenção adequada a criança em situação de vulnerabilidade social. “Falta uma casa de acolhimento, por exemplo, e sei que vamos conseguir. Enquanto não vier a casa de acolhimento, seria importante pelo menos ter uma delegacia específica para os adolescentes. Sabemos que as medidas corretivas são importantes, mas a gente também precisa de mecanismos de inclusão social. O trabalho com criança em situação de risco requer um complexo de atendimento, que funcione de forma integrada, com medidas para integrar a criança à sociedade”.

O vereador Cícero da Hospec (PV) falou que a partir da experiência adquirida ao trabalhar com crianças, pôde perceber as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros tutelares, que muitas vezes têm de lidar com pais que não são muito receptivos. “Trabalhar com crianças requer  amor e  carinho. Acredito que o trabalho dos conselheiros tem que ter remuneração, já que o trabalho não é fácil, e enfrenta diversos desafios. Sabemos o perigo que vocês vão correr durante esta caminhada, porque a gente não sabe quando um pai pode receber o conselho de forma violenta”, disse, parabenizando os candidatos pela dedicação aos trabalhos dedicados às causas sociais.

O vereador Professor Cori (PT) parabenizou a iniciativa da audiência e afirmou que Vitória da Conquista vive um momento importante, com a eleição para os Conselhos Tutelares, que representam o fortalecimento da democracia, e devem contar com a participação de todos os segmentos da sociedade. “É evidente que temos muitos desafios, acredito que o conselheiro tutelar deva ser profissionalizado no sentido da valorização financeira e da estrutura para desenvolver o seu trabalho. É uma rede que se inicia, o governo municipal vem trabalhando muito por estas políticas, não só de ampliação dos conselhos, mas que criam condições. Acredito que o Dirlene Mendonça será uma referência para o estado da Bahia quando se transformar em um centro especializado para o atendimento imediato das nossas crianças e adolescentes”, disse, afirmando que ainda é preciso mais iniciativas, como a implantação de Centro de Internamento Provisório e de um Centro de Internamento Definitivo, para o cumprimento das medidas punitivas. “Temos que trabalhar o problema das crianças e dos adolescentes nos seus diversos níveis”, finalizou, parabenizando a Câmara por discutir os reais interesses da nossa comunidade.

Também estiveram presentes na audiência os vereadores Joaquim Libarino (PCdoB) Jaldo Mendes (PRP) e Adinilson Pereira (PSB).

(Clique aqui e confira o perfil de cada candidato)