15/05/2013 12:30:00
O vereador Ademir Abreu (PT) falou na manhã desta quarta-feira (15) sobre o aumento de investimentos no programa de atenção ao câncer na atenção primária, lembrando que Vitória da Conquista tem mais de 50% do município atendido pelo programa. O parlamentar reconheceu a necessidade de investimentos para melhorar as condições de trabalho, mas salientou que a estrutura oferecida na área de saúde pública no município cresceu muito nos últimos anos.
Sobre o déficit de médicos para atendimento na Atenção Primária, Abreu afirmou que o Conselho Federal de Medicina está mais preocupado em fazer reserva de mercado, sendo necessária a vinda dos profissionais de Cuba pela qualidade dos médicos e pelo trabalho de excelência desenvolvido do serviço de Atenção Primária no país. Ele afirmou que médicos cubanos promoveram mudanças significativas em Portugal, reduzindo significativamente a mortalidade infantil naquele país, o que mostra que seria importante uma intervenção nesse sentido também no Brasil.
“Quando o governo brasileiro procurou o governo cubano para trazer médicos de lá é porque sabe a qualidade do médico cubano. Cuba tem uma das melhores atenções primárias do mundo. A mortalidade infantil de lá é comparável a países de primeiro mundo. Portugal em 1999 levou médicos cubanos e em 2012 a própria população pediu para mandar mais médicos cubanos. Quando foi feito o teste de revalidação do médico cubano em Portugal, 70% deles passaram e aqui no Brasil apenas 10% passaram. Porque aqui no Brasil os conselhos de medicina lutam para fazer reserva de mercado, não estão preocupados com a saúde do Brasil sabendo da necessidade que temos de médicos na atenção primária”.