Imagem Câmara enaltece trabalho das Polícias Civil e Militar

Câmara enaltece trabalho das Polícias Civil e Militar

22/04/2013 10:30:00

Na manhã desta segunda-feira (22), a Câmara Municipal realizou audiência pública, por iniciativa dos mandatos dos vereadores Gilzete Moreira (PSB) e Fernando Vasconcelos (PT), para homenagear as Polícia Civil e Militar pela passagem do seu dia - 21 de abril -, para celebrar o trabalho desenvolvido por estas corporações e suas ações na garantia da segurança pública.

O vice-prefeito Joás Meira, representante do prefeito Guilherme Menezes, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas Polícias Civil e Militar, falou sobre o trabalho em conjunto com o Governo Municipal na implantação de bases comunitárias e outras atividades. Afirmou que a Prefeitura sempre busca colaborar para a realização de ações que garantam segurança pública e melhoria da qualidade de vida da população, e parabenizou o nível de atuação das polícias das unidades do município.

Participaram da audiência vereadores, policiais e familiares, além do Pastor Stênio Verde, representando os evangélicos da cidade e o Padre Wilton, representando Arcebispo Metropolitano Dom Frei Luiz Da Silva Pepeu e a comunidade católica do município.

Vereadores destacam trabalho das Polícias Civil e Militar

O vereador Ricardo Babão afirmou que homenagear as polícias Civil e Militar é algo de fundamental importância para ele, porque seu pai atuou como jardineiro no 9º Batalhão e esteve sempre perto do meio policial. “Fico muito feliz por representar o povo nesta homenagem aos policiais que fazem um excelente trabalho em Vitória da Conquista. Sei que ainda falta muito para melhorar as condições de trabalho da polícia e esta Casa está de portas abertas”, destacou, lembrando que os parlamentares devem prestar homenagens aos policiais, que sempre são muito solícitos com os vereadores, sem qualquer distinção.

Líder da Bancada de Oposição, o vereador Arlindo Rebouças (PMN) afirmou que, com a aprovação da PEC 300, que define o piso salarial dos policiais civis e militares e dos bombeiros estabelecido por uma lei federal, o trabalho realizado pelas polícias teria mais êxito. Questionou a infraestrutura oferecida aos polícias, a falta de armas, combustível e viaturas para desenvolver o trabalho, além da inexistência de manutenção dos equipamentos. O parlamentar atribuiu à bravura e coragem dos policias as ações realizadas na garantia da segurança pública.

Para o vereador Sidney Oliveira, as polícias Militar e Civil fazem um trabalho que vai além da manutenção da ordem e da disciplina, pois eles também preservam vidas e são conselheiros e psicólogos no dia-a-dia. “Sabemos que existem muitas dificuldades e muitas vezes vemos na mídia algumas ações mais ásperas dos policiais, porque se faz necessário em determinadas situações, mas alguns colocam de outra forma, com sensacionalismo. Fatos como esses são isolados”. Em sua fala, o parlamentar também lembrou que embora os policiais enfrentem dificuldades nas condições de trabalho, eles são verdadeiros heróis para a população, que precisam de muita disposição.

Em sua fala o vereador Professor Cori (PT) ressaltou a importância de homenagear o empenho dos policiais que cumprem a função de defesa da população, além de contribuir na orientação de uma comunidade mais cidadã. Resgatou os conceitos que direcionaram as ações de segurança pública na polícia, desde os primórdios da corporação. O parlamentar informou que o prefeito Guilherme Menezes solicitou da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, em visita ao município, a construção de um centro integrado para ser instrumento de suporte ao trabalho desenvolvido pela polícia. Afirmou que os vereadores devem reivindicar melhores condições para uma polícia mais atuante e melhor aparelhada.

O vereador Hermínio Oliveira lembrou a história da Polícia Militar da Bahia, criada oficialmente por um Decreto do Imperador D. Pedro I, em 1825. O parlamentar falou que instituições como a Polícia Militar e a Civil nascem da necessidade social e de forma paralela, ao desenvolvimento da sociedade humana, lembrando que os policiais buscam preservar a segurança da população, e graças a eles a ordem pública é estabelecida. “Os policiais merecem a nossa gratidão e respeito, porque a meu ver eles são verdadeiros construtores da paz social”.

Na audiência pública comandantes foram homenageados e soldados destaques de cada corporação também foram honrados no evento:

*CPM- TEN. CORONEL PM IVANILDO DA SILVA
HOMENAGEADO = SUB- TENENTE PM AGNALDO TEIXEIRA DE SANTANA JÚNIOR

*9o BPM- TEN. CORONEL PM GILMAR CARVALHO PEREIRA
(REPRESENTADO PELO SUB. COMTE MAJOR PM IVAN PEREIRA DAS NEVE)

*DPC- ODILSON PEREIRA SILVA - COORDENADOR REGIONAL 10ª COORPIN
HOMENAGEADO = ESCRIVÃ DE POLÍCIA ANA MARIA COSTA SAMPAIO

*CIPM/SUDOESTE- MAJ. PM ARTHUR MASCARENHAS FERNANDES
HOMENAGEADO = SARGENTO PM ISRAEL CARDOSO DE SOUZA

*CIPM 77- MARCELO SOUZA LIMA
HOMENAGEADO = SOLDADO PM LUIS ANTONIO SANTOS DANTAS

*CIPR/BRUMADO- MAJOR PM JOSÉ ANDRADE SOUZA JÚNIOR