11/04/2013 16:25:00
Dezenas de pessoas lotaram na noite de ontem (11) o auditório da Câmara de Vereadores para participar da Audiência Pública de apresentação do diagnóstico do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Na ocasião, foram discutidas as diretrizes do documento que definirá as Políticas Públicas de Habitação de Interesse Social de Vitória da Conquista nos próximos anos. O encontro contou com a presença do secretario de governo, Edwaldo Alves, da Drª Regina Guimaraens, advogada do setor de habitação, do secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e dos vereadores Admir Abreu (PT), Ricardo Babão (PSL), Júlio Honorato (PT), Adinilson Pereira (PSB) e do líder do Governo, Florisvaldo Bittencourt.
O Plano tem como objetivo principal apresentar estudo do déficit habitacional do Município, além de direcionar ações do poder público no intuito de realizar um planejamento municipal para enfrentar os problemas de habitação, pavimentação e saneamento, garantindo moradia digna para população de baixa renda. Só nos últimos três aos, 8.298 habitações populares foram entregues ou estão em andamento em Vitória da Conquista por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
O plano local de habitação de interesse social é requisito para o acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e constitui um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacionais. O projeto está sendo coordenado pelo Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoria de Projetos. A empresa venceu o processo de licitação do Governo Municipal e será responsável pela elaboração do plano em Vitória da Conquista, que está inserida no Sistema Nacional de Habitação Interesse Social.