Imagem Vereadores homenageiam as mulheres no Dia Internacional da Mulher

Vereadores homenageiam as mulheres no Dia Internacional da Mulher

Arquivo

08/03/2013 17:00:00


Nesta sexta-feira (8), a Câmara Municipal realizou sessão solene em homenagem às mulheres e para a entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares, que homenageia mulheres que se destacaram na defesa dos direitos da mulher em Vitória da Conquista.

Joaquim Libarino (PCdoB) falou sobre a inserção das mulheres nas ações sociais. “As mulheres precisam se inserir mais nas ações sociais, na política. Na próxima legislatura elas devem se inserir mais. Quero homenagear aqui a minha mãe, que foi uma grande mulher, uma guerreira que conseguiu educar os seus filhos com muita luta, e a todas as mulheres”.

O vereador Gilzete Moreira (PSB), líder da Bancada de Situação, homenageou a esposa Maria de Lurdes Oliveira e ressaltou a importância da caminhada juntos há 36 anos. “Deus colocou diante de mim uma pessoa que me fez gente. Quando Deus criou o homem, viu que ele não tinha condição de viver sozinho. Aprendi a valorizar a importância da mulher. Você sempre foi e será importante na minha vida”, disse honrando a esposa.

Sidney Oliveira (PRB) falou do trabalho desenvolvido junto a mulheres que são violentadas pelos seus maridos e reforçou a necessidade das mulheres denunciarem os agressores. “Quem comete essa violência tem que sofrer as punições para que não ocorra mais”. O vereador também falou da importância do papel de sua esposa na sua vida. “Sonia é a mulher responsável por eu estar aqui hoje”, concluiu.

Em sua fala, o vereador Júlio Honorato (PT) salientou a importância do dia Internacional da Mulher. “Este dia é especial, é um marco, apesar de todos os dias serem de vocês. A diferença da mulher de hoje é a luta. Vocês são guerreiras, heroínas, apaixonantes e apaixonadas. Vocês lutaram e continuam lutando para conquistar espaços na sociedade. Parabéns”.

O vereador Adinilson Pereira (PSB) cumprimentou sua esposa e a homenageou com flores. “Uma homenagem a essa mulher, que foi o maior presente que Deus colocou na minha vida. Que Deus abençoe todas as mulheres, e um feliz dia”.

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), líder do Governo na Câmara, chamou atenção para os desafios que ainda precisam ser vencidos. “Temos que diminuir o olhar machista da sociedade, que precisou debater sobre a nomenclatura referente à presidenta Dilma Rousseff, por exemplo, porque o correto era dizer presidente. Isso mostra o quanto temos que lutar para mudar isso. Temos em nosso país ainda mulheres que são violentadas pela brutalidade da natureza do homem. Diante disso devemos tirar o dia de hoje como um dia de reflexão, de luta”.

O vereador Andresson Ribeiro (PCdoB), falou sobre a importância histórica do Dia Internacional da Mulher. “Compreendemos a importância de celebrar esse compromisso de anos, mas temos que ter o compromisso de não nos limitarmos em só celebrar. Temos que entender que é uma luta que marca anos e anos da nossa história, e que vem desde o século XIX. Precisamos brigar para que materialmente falando essas garantias sejam implementadas e colocamos o mandato à disposição para discutir ações e políticas públicas em prol das mulheres”.

Em seu discurso, o vereador Professor Coriolano Moraes (PT) parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. “Esta data histórica nos convida a agradecer e reconhecer o papel da mulher desempenhado em nossa sociedade, e de uma forma especial em nosso município. Embora seja cada vez mais expressivo o papel da mulher, e apesar dos grandes avanços obtidos, o dia 8 de março continua sendo uma data para discutir e recordar os importantes direitos que precisam ser conquistados”.

O vereador Ricardo Babão (PSL) homenageou a mãe e falou sobre o avanço das conquistas das mulheres. “Parabenizo a todas as mulheres, continuem lutando pelo espaço de vocês. Hoje já temos uma mulher presidindo o país, que respeita todo o povo e principalmente às mulheres. Digo a vocês que quem manda lá em casa são as mulheres. Que vocês continuem assim, bravas e guerreiras, porque vocês merecem isso e muito mais”.

O vereador Ademir Abreu (PT) ressaltou que a sociedade capitalista valoriza os ganhos financeiros mais do que os valores sociais. “A atividade realizada no lar precisa ser valorizada pelo setor público. As mulheres que dedicam sua vida ao trabalho do lar precisam receber por isso. Temos que lutar por uma sociedade mais justa e mais igualitária para todos”.

Hermínio Oliveira (PDT), vice-presidente da casa, parabenizou todas as mulheres que com muita garra e bravura têm ocupado importantes espaços na sociedade. “Continuem lutando pelos seus objetivos, não desistam nunca dessas conquistas. Parabéns a todas vocês, que Deus as abençoe”.

O vereador Luciano Gomes (PR) destacou a importância do combate à violência contra a mulher. “Gostaria de cumprimentar e parabenizar a todas por esse dia, e especialmente às mulheres da zona rural. A essas mulheres gostaria de cumprimentá-las em nome da minha querida mãe e da minha esposa. Vários avanços já foram garantidos, mas sabemos que ainda falta muito. Precisamos lutar para que a violência contra a mulher acabe”.

O vereador Juvêncio Amaral (PV) homenageou com uma poesia todas as mulheres e destacou o papel das profissionais que trabalham na área da saúde em Vitória da Conquista. “Desejo um ótimo dia e muita força para todas vocês, que são um exemplo”.

Cícero da Hospec (PV) falou sobre a dedicação das mulheres que trabalham na área da saúde. “Quero homenagear essas pessoas que cuidam das pessoas com todo acolhimento. Também um agradecimento especial à professora Adélia e à dona Josete Menezes, que fizeram parte da minha educação. A todas as mulheres da zona rural que trabalham arduamente. Quero parabenizar também a todas que fazem parte da minha vida pessoal e profissional. Parabéns a todas as mulheres”.

Segundo o vereador Bibia (PSDB), o Dia Internacional da Mulher é um dia muito importante. As mulheres são fundamentais para o desenvolvimento do país e temos mulheres que vêm trabalhando muito em prol do Brasil. Temos nesta sessão representantes muito importantes dessas conquistas”.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) lembrou a sociedade conquistense acerca da importância da Casa do Câncer e parabenizou as mulheres da mesa pelo reconhecimento. “Cada uma dessa mesa tem uma profissão muito árdua, cada uma mais árdua que a outra”. Ele destacou ainda que Vitória da Conquista é uma cidade de mulher valente.

Nelson de Vivi (PCdoB), líder do bloco parlamentar, relembrou a época da infância e elogiou a luta de sua mãe. “Minha mãe era uma guerreira, mas até hoje vemos mulheres sendo violentadas. Estamos com nosso mandato à disposição de demandas que estejam de acordo com as questões de proteção às mulheres”.

O deputado Estadual José Raimundo Fontes elogiou o trabalho da Câmara Municipal. “A Câmara está de parabéns na forma como vem conduzindo os trabalhos na cidade, ao lado da função legislativa, promovendo sempre os temas com integração aos interesses da cidade. Temos que construir uma sociedade justa, onde a mulher tem que mandar para conduzir o nosso destino”.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30