28/09/2012 10:15:00
A Câmara realizou, na manhã desta sexta-feira (28), sessão especial em homenagem ao escritor baiano José Mozart Tanajura. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Beto Gonçalves (PV), segundo quem a Câmara cumpre seu papel em reconhecer o legado de grandes escritores como Mozart Tanajura.
“Estamos exercitando nossa cidadania. É preciso que Conquista reconheça a importância de pessoas como José Mozart Tanajura”, disse, agradecendo a presença dos convidados especiais e destacando a participação de alunos do ensino médio do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
O professor e advogado Edgard Larry afirmou que Vitória da Conquista tem o privilégio de ser celeiro de grandes nomes da arte e da literatura. “Nossa cidade e região destaca-se no campo a qualidade literária, e Mozart Tanajura é um exemplo disso”, enfatizou, destacando o trabalho desenvolvido pelo escritor na Secretaria Municipal de Educação.
A professora Maria das Graças Silveira resaltou a importância da homenagem aos poetas e escritores da região. Silveira afirmou que o legado deixado por José Mozart Tanajura deve ser preservado na memória dos conquistenses. “A Câmara de Vereadores tem contribuído para uma formação artística e literária na educação”, declarou.
Para o escritor Vicente Casimiro, a sessão em homenagem a José Mozart Tanajura configura-se como um momento de suma importância para a literatura conquistense. “Um evento desta natureza nos mostra como é importante preservarmos a memória de nossos poetas”, afirmou. Segundo o escritor, Mozart Tanajura organizou documentos e relatou a história de Vitória da Conquista em um importante livro para a construção da identidade cultural, social e política do município.
A sessão também contou com a presença do filho do homenageado, o padre José Mozart Tanajura Filho, segundo quem a literatura e historiografia regional tiveram contribuição decisiva do escritor Mozart Tanajura. Tanajura Filho afirmou que a maior parte da obra de seu pai ainda não foi publicada, e aguarda apoio do poder público para que seja compartilhada com todos.
O advogado e historiador Ruy Medeiros fez um breve resgate histórico da vida de Mozart Tanajura, ressaltando que o mesmo era um profundo conhecedor da literatura portuguesa. “Ele foi um grande professor, que deixou marcas importantes na educação em Vitória da Conquista”, disse, enfatizando que o homenageado contribuiu para a sistematização da história do município.