16/05/2012 22:00:00
A Câmara Municipal realizou audiência pública, na noite desta quarta-feira (16), em celebração do Dia do Gari. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB) e contou com apoio dos demais parlamentares. Segundo o parlamentar, a audiência foi uma forma de homenagear uma classe de trabalhadores de fundamental importância na vida urbana.
“Quero agradecer a Deus pelo privilégio que temos de homenagear estes heróis, que são os garis”, disse. Segundo o vereador, a audiência contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (SINDLIMP), órgão que representa os garis. “Eles são os profissionais que deixam nossa cidade limpa. É um trabalho valioso para o município”, concluiu.
O gerente regional da Torre Empreendimentos, Gláucio Luiz Rocha, afirmou que os garis devem ser homenageados todos os dias, diante da importância do trabalho que os mesmos desenvolvem. “É um serviço tão essencial para a sociedade como as profissões de médico e professor. Sem os garis, a cidade ficaria um caos”, declarou.
Airton Brito Santos, coordenador geral do SINDLIMP disse que o sindicato tem lutado pela melhoria das condições de trabalho dos garis. Segundo o sindicalista, o Dia do Gari deveria ser feriado municipal em homenagem a esta classe de trabalhadores. “Os garis merecem ser tratados com respeito”, afirmou.
Para André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), os garis são heróis anônimos e merecem todo respeito da população. Cairo fez um breve resgate histórico das comemorações do Dia do Gari e afirmou que é preciso aumentar o número de garis e de veículos, com o objetivo de tornar diária a coleta de lixo em Vitória da Conquista.
O professor César Nolasco destacou que o Dia do Gari é, sobretudo, um dia de reflexão, para que a sociedade pense sobre a importância de tal classe de trabalhadores. Nolasco condenou toda e qualquer prática de discriminação contra os garis. “A Câmara está de parabéns ao homenagear os garis de nossa cidade”, disse.
Manoel Alves dos Reis, representante dos garis na mesa de debates, afirmou que a categoria sente-se reconhecida e emocionada pela homenagem prestada pela Câmara. “Gostaria que esta homenagem não fique apenas na audiência, mas transforme-se em garantia de direitos para os garis”, disse, cobrando mais investimentos da Prefeitura no sistema de coleta de lixo.
O secretário Municipal de Serviços Públicos, Miguel Felício, parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em homenagear os garis. “Devemos buscar o apoio da sociedade para que os locais públicos permaneçam limpos. A profissão de gari é tão importante como qualquer outra. O Governo Municipal sente-se honrado em participar desta homenagem”, disse.
Para Luciano Souza Almeida, secretário geral do SINDLIMP, destacou os riscos que os garis enfrentam no trabalho, colocando a vida em risco para que as ruas e praças permaneçam limpas. “Esta audiência vai começar mudar a maneira como os garis são vistos pela sociedade e pelo poder público. É preciso ter dignidade no exercício da profissão de gari”, afirmou.
Ao final da participação dos convidados para o debate, o mandato do vereador Gilzete Moreira prestou homenagem, por meio de uma placa comemorativa, a todos os que direta ou indiretamente contribuem para a valorização da profissão de gari.
Vereadores destacam importância da audiência - O vereador Álvaro Pithon (DEM) também destacou a fundamental importância do trabalho dos garis em Vitória da Conquista. “As mãos dos garis são mais limpas do que pessoas que ocupam altos cargos na política. Eu já tive a honra de ser gari por 15 dias, atuando na limpeza do bairro Alto Maron, em meu primeiro mandato como vereador”, destacou.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) enfatizou que o trabalho desenvolvido pelos garis oferece riscos à saúde dos mesmos, o que deve motivar a Prefeitura a investir em equipamentos de segurança para tais trabalhadores. “É um serviço de saúde pública que deveria ser valorizado com melhores salários”, afirmou.
Também participaram da sessão Paulo Campos, gerente regional da Torre Empreendimentos e o ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Professor Abel Rebouças.
Garis são homenageados – Ao final da audiência, foram homenageados alguns garis que se destacam no desempenhar de suas funções. O vereador Gilzete Moreira, em nome da Câmara, homenageou tal classe trabalhadora, que contribui para o bom funcionamento da cidade.
Sérgio Prates da Silva – Gari e Maratonista
Romeu Régis Oliveira – Gari Feliz
Antonio Bonfim – Gari Veterano (recebeu em seu nome Jaimilton)
Valdete Ferreira da Silva – Gari Professor
Manoel Souza Santos – Gari da melhor idade
Reginaldo Soares – Gari Cantor