Imagem Vereadores defendem valorização da profissão de enfermeiro

Vereadores defendem valorização da profissão de enfermeiro

Arquivo

11/05/2012 11:30:00


O vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que, infelizmente, os enfermeiros não têm muito a comemorar no Dia do Enfermeiro, diante dos baixos salários que a categoria recebe. O parlamentar defendeu melhores salários e condições de trabalho para os enfermeiros, e elogiou a atuação dos mesmos no cuidado com pessoas internadas em hospitais. Pithon destacou a necessidade da aprovação do salário base de cerca de R$ 5 mil para os enfermeiros, que será válido para todo Brasil.

O vereador Husdon Castro (PCdoB) afirmou que os enfermeiros desempenham um papel fundamental na promoção da saúde. O parlamentar também defendeu melhores salários para a categoria, porém ressaltou que os enfermeiros devem trabalhar tendo em mente os princípios éticos e comprometidos com a vida acima de tudo.

Para o vereador Hermínio Oliveira (PDT), a enfermagem é uma das mais nobres profissões. Oliveira fez um resgate histórico da profissão, desde seus primórdios até o reconhecimento da enfermagem como profissão regulamentada. “Durante séculos a enfermagem vem formando pessoas comprometidas com o bem estar da população”, disse.

O vereador Alexandre Pereira (PT) também comentou sobre o papel do enfermeiro na dinâmica da saúde do Brasil. Pereira ressaltou que tal atividade não é tão valorizada, diante da sua importância no contexto da saúde. “Esta Casa se coloca à disposição de promover outros momentos de debates, sobre temas fundamentais para os enfermeiros”, declarou.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que o Dia do Enfermeiro é um dia de luta pela valorização da profissão. Segundo o parlamentar, diante do grande número de enfermeiros, houve a desvalorização da categoria. Baixos salários e melhores condições de trabalho foram pontos comentados pelo parlamentar.

Último vereador a discursar na tribuna, o vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, destacou as boas experiências que os enfermeiros do Hospital Esaú Matos têm, especialmente quando conseguem ajudar crianças recuperarem a saúde. “Nós evoluímos e precisamos estar atentos para ter, acima de tudo, compromisso com a vida”, declarou.  

Homenagens

Ainda na sessão, a Câmara homenageou o enfermeiro José Gustavo Cabral da Silva, que agradeceu a Câmara pela homenagem e defendeu a aprovação de um Projeto de Lei que reduza a carga horária do enfermeiro para 30h. “Isto vai gerar mais empregos”, disse.

 

 

 

 



A enfermeira Silvia Pessoa da Costa Ferraz agradeceu a homenagem e ressaltou que é enfermeira por opção, orientada pela vocação que sempre teve. “Tenho orgulho em ser enfermeira. Muito obrigada pela homenagem prestada”, concluiu.

 

 

 

 

 


Também foram homenageadas as enfermeiras Gabriela Prado Amaral, Laura Dias de Andrade, Terezinha Botelho e Silva, Adriana d’Antônio, Clara Pereira, Márcia Canguçu, Naiara Bulhões, Iracema Machado e Alcilene Bandeira.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30