Imagem Sessão especial destaca avanços na educação da rede municipal

Sessão especial destaca avanços na educação da rede municipal

Arquivo

04/04/2012 11:17:00


A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (04), sessão especial para discutir os avanços da educação municipal em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Gildásio Silveira (PT) e Luciano Gomes (PR) e contou com a presença de membros da administração pública, alunos, professores e pais de alunos da rede municipal de ensino.

O vereador Luciano Gomes lamentou a ausência do vereador Gildásio Silveira, que, por motivos de saúde, não participou da sessão. Gomes destacou que Silveira foi autor da sessão e leu, na íntegra, o discurso escrito pelo mesmo.

Segundo Luciano Gomes, a Prefeitura tem investido em educação, especialmente na dotação de infraestrutura das escolas tanto na cidade quanto da zona rural. Citou o pagamento em dia dos salários dos professores, investimentos em capacitação de professores e garantia do transporte escolar como importantes avanços na educação municipal. “A educação sempre vai precisar melhorar e o nosso governo vai buscar tais melhorias. Porém não podemos negar os avanços”, enfatizou.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), ressaltou que a sessão foi uma rica oportunidade para discutir os avanços da educação municipal. Segundo o parlamentar, a Câmara é a casa do povo e sempre será um espaço democrático para discussão de assuntos que dizem respeito à população. “Mais uma vez a Câmara abre espaço para um debate democrático sobre a educação municipal”, declarou.  

Fardamento inteligente - Tainá de Jesus Andrade, aluna da rede municipal, destacou a importância do fardamento com chip de identificação, mais conhecido como fardamento inteligente. Para Andrade, o sistema é um mecanismo de proteção para os alunos. “O projeto beneficia pais, alunos e professores com uma educação melhor”, concluiu.

Adriana da Silva Dias, mãe de aluno da rede municipal, também defendeu o fardamento inteligente. Dias afirmou que o fardamento não resolve os problemas da educação, porém é um forte aliado no combate à evasão escolar.

Sidney Soares, diretor do Centro Municipal de Educação Paulo Freire, também comentou a implantação do fardamento inteligente. Segundo o professor, com o fardamento, as famílias dos alunos passaram a interagir mais com a escola. “Além do fardamento, a Prefeitura tem investido na infraestrutura das unidades”, disse, reconhecendo que ainda existem inúmeros desafios para a educação no município.

Para o professor Luiz Arthur, que representou a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a educação brasileira vem passando por mudanças significativas e históricas, como a democratização do ensino. O professor destacou as políticas de inclusão educacional vem contribuindo para a promoção de uma educação mais acessível aos alunos  mais carentes.

Fardamento não pode ser considerado avanço - A professora Jeane Oliveira, presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP), afirmou que o fardamento inteligente não pode ser considerado como avanço na educação municipal. Oliveira afirmou que a melhoria na infraestrutura das escolas é uma antiga reivindicação do Sindicato. “Não entendemos que a implantação do chip represente um avanço na educação”, disse, afirmando que o valor investido não corresponde ao resultado esperado.

Segundo o secretário Municipal de Educação professor Coriolano Moraes Neto, toda e qualquer inovação que venha contribuir para melhoria da educação deve ter apoio da sociedade. Neto ressaltou que os avanços na educação municipal, fruto de investimentos da Prefeitura ao longo dos últimos anos, contribui para a promoção de um ensino de qualidade.

O secretário apresentou dados que apontam os ganhos que os professores municipais receberam, como incentivo à formação continuada e aumento salarial. “Estamos avançando. É necessária a participação de todos para que tenhamos uma educação de qualidade”, disse, enfatizando os investimentos da Prefeitura em inclusão digital dos alunos da rede municipal.

Neto destacou as melhorias na infraestrutura de diversos prédios escolares e fez uma defesa contundente do fardamento com chip. Para o secretário, trata-se de uma estratégia eficaz no combate à evasão escolar, o que vai contribuir para que os alunos não estejam vulneráveis ao tráfico de drogas.

População se manifesta – Eleni Souto, que falou em nome da Escola Municipal Zuleima Cotrim, afirmou que o fardamento da referida escola foi repassada aos alunos a preço de custo. Sobre as denúncias que o fardamento com chip estaria sendo vendido, Souto afirmou que as mesmas não condizem com a verdade. “A gestão da Zuleima Cotrim é uma gestão comprometida com a educação”, disse.

José Carlos, presidente da Associação de Moradores dos Bairros Jardim Guanabara e Ipanema, afirmou que as denúncias contra a direção da Escola Zuleima Cotrim não são verdadeiras, já que o fardamento inteligente não foi vendido na unidade escolar.

Rivaldo Gusmão, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), parabenizou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e criticou a postura de vereadores da oposição, que fazem denúncias não comprovadas. “Oposição séria tem que ser feita com responsabilidade”, declarou.

Ideuzito Rocha também parabenizou o secretário Coriolano Moraes Neto pelo trabalho realizado na educação municipal. Rocha afirmou que o fardamento inteligente é uma ferramenta eficaz para que os pais acompanhem seus filhos. “Parabéns pela iniciativa”, disse.

 

 

A Câmara homenageou, por meio de uma moção de aplauso, o secretário Municipal de Educação, Coriolano Moraes Neto e o prefeito Guilherme Menezes (que foi representado por Niltânia Brito) pelos investimentos em educação



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30