Como parte das comemorações pelo Dia do DeMolay – 18 de março, a Câmara de Vereadores realizou audiência pública nesta quarta-feira (14), por iniciativa do mandato do vereador Arlindo Rebouças (PMN) e da Ordem DeMolay em Vitória da Conquista. Dezenas de jovens entre os 12 e os 21 anos participaram do evento que resgatou os princípios morais e filosóficos difundidos pela Ordem.
O vereador Arlindo Rebouças destacou os princípios que regem a Ordem DeMolay e a grande contribuição que os jovens iniciados têm dado à sociedade conquistense. “Que possamos contribuir com os nossos jovens. Temos que resgatar as pessoas que não tiveram apoio”, salientou o autor do requerimento para a homenagem.
Fernando Couto, Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul da Ordem DeMolay, destacou os 23 anos de trabalho da Ordem com a juventude conquistense. Enfatizou o reconhecimento público da sociedade pelo trabalho desenvolvido através da realização da audiência pública. “O DeMolay busca contribuir de forma anônima com a sociedade. Eles procuram vivenciar as virtudes pregadas para se tornarem homens de bem”, disse.
Maximiliano Machado, Venerável de Honra, que na ocasião representou Diassis Mateus dos Santos, Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, parabenizou o vereador pela iniciativa da audiência e destacou que a Ordem forma cidadãos que se apresentam à sociedade defendendo a ética. “A sociedade precisa conhecer os nossos jovens, que defendem princípios filosóficos rígidos que conduzem a vida do DeMolay”, afirmou o Venerável.
Para o Venerável Mestre da Loja Maçônica Luz e Sabedoria, José Marcelo Nunes de Oliveira foi uma sábia iniciativa proporcionar a audiência em homenagem ao 18 de março. “Esta honraria é muito dignificante para os nossos jovens DeMolay”, disse, salientando o orgulho da Ordem em ter uma juventude tão comprometida. “Vocês transmitem orgulho a toda sociedade e a toda ordem maçônica”, concluiu.
Pablo Hernandez de Souza Vieira Mestre Conselheiro do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul da Ordem DeMolay ressaltou a mobilização da Ordem em todo Brasil para a comemoração do Dia Nacional do DeMolay no país. “Nós buscamos mudar o mundo e o nosso país. Vários jovens estão comemorando também os ideais defendidos pela Ordem”, informou Hernandez.
O Mestre Conselheiro do Capítulo Conquistense da Ordem DeMolay, Hiago Neri, destacou o empenho dos jovens que estão inseridos na sociedade buscando transformar o mundo. Também falou sobre os princípios da Ordem e a mudança da sociedade a partir destes pilares.
Vinicius Moitinho, Mestre Conselheiro Regional da Ordem DeMolay, falou sobre a importância da audiência para atrair a juventude conquistense para a Ordem, aumentando o número de jovens buscando, através de princípios filosóficos baseados no companheirismo e na ética, mudar o mundo. Moitinho fez um resgate das personalidades da história que já foram DeMolay. “Queremos contribuir com a sociedade para construção de um mundo mais justo e fraterno”, concluiu.
Valverde recebeu uma placa em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade conquistense através do exercício dos princípios defendidos pela Ordem. “Sinto-me honrado e farei chegar esta homenagem a todos que, como eu, procuram contribuir para construção de um mundo mais justo e fraterno”, salientou.
Também foi homenageado o Venerável Mestre José Alberto, responsável pela implantação da Ordem DeMolay em Vitória da Conquista. O Venerável de Honra, Maximiliano Machado, representante do homenageado na audiência pública, recebeu a honraria e agradeceu o reconhecimento ao empenho do Venerável.