Imagem Governo do Estado vai investir mais de R$ 7 milhões no Hospital de Base

Governo do Estado vai investir mais de R$ 7 milhões no Hospital de Base

14/02/2012 08:30:00

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vasconcelos (PT), esteve em audiência com a subsecretária Estadual de Saúde, Suzana Ribeiro, na última sexta-feira (10), para tratar sobre novos investimentos que vão melhorar o atendimento no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Na audiência, que foi intermediada pelo deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) e contou com a presença de Washington Couto, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, a subsecretária apresentou os projetos previstos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que juntos somam mais de R$ 7 milhões.

Segundo Suzana Ribeiro, o HGVC, mais conhecido como Hospital de Base, será beneficiado por quatro projetos previstos pela Diretoria de Obras e Projetos em Saúde (DIOPS). O primeiro projeto a ser implantado é a Unidade de Pronto Atendimento/ UPA tipo III.  As UPA´s são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares que, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de atenção às urgências, com o objetivo de reduzir o fluxo de atendimento na urgência e emergência do Hospital de Base.

Outro projeto previsto pela Secretaria de Saúde é o QualiSUS, que vai contar com investimentos do Ministério da Saúde para a reforma e ampliação da emergência, com o objetivo de organizar os fluxos de atendimento. Para a compra de equipamentos estão previstos mais de R$ 4 milhões.

O terceiro projeto é a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Segundo Ribeiro, existe um projeto para construção futura, ampliando o serviço já oferecido, garantindo assim o aumento da oferta para toda a região Sudoeste. Segundo Ribeiro, a implantação da UNACON ainda está em fase de estudo de projeto, por isso a Secretaria de Saúde ainda não tem previsão oficial de custos.

Por fim, também está prevista reforma geral na infraestrutura do HGVC, com recursos do Governo do Estado. Serão reformadas as enfermarias e a cozinha, além da implantação da enfermaria de oncologia cirúrgica e dos ambulatórios de oncologia. “Estamos aguardando a liberação da procuradoria de Vitória da Conquista”, disse Ribeiro, destacando que o orçamento da reforma é cerca de R$ 960 mil.

“O Hospital de Base está caracterizado como hospital estratégico do programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde, na Rede de Atenção às Urgências, que começa a ser implantada em 2012. Assim, receberá mais R$ 3 milhões em investimentos, com incentivo mensal para custeio de emergência no valor de R$ 300 mil”, declarou a subsecretária.

O presidente da Câmara comemorou o anúncio dos investimentos no HGVC, o que vai refletir na melhoria do atendimento aos usuáros do Sistema Único de Saúde (SUS). "Estamos na expectativa da aplicação imediata destes recursos. O Hospital de Base é referência para a região Sudoeste e atende pacientes até de outros estados. Sem dúvida, é necessária uma atenção especial do governo", disse Vasconcelos.

Maio 2024