Imagem Vereadores querem mais investimentos no distrito de São João da Vitória

Vereadores querem mais investimentos no distrito de São João da Vitória

Arquivo

09/12/2011 10:00:00


Na sessão itinerante desta quinta-feira (7), no distrito de São João da Vitória, o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou a presença do secretário Municipal de Governo, Edwaldo Aves e parabenizou a coordenação do distrito, que vem desenvolvendo um excelente trabalho. Pithon cobrou da Prefeitura a pavimentação asfáltica das ruas do Batuque, bem como melhorias nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. “Sou vereador de Vitoria da Conquista. Meu mandato está à disposição de qualquer cidadão”, declarou.

O líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância das sessões itinerantes como estratégia para aproximar o Legislativo das comunidades rurais. O parlamentar rebateu as críticas feitas contra a Prefeitura e contra os vereadores, classificando como imoral e indecente o comportamento de “um radialista que publicou a foto com 10 vereadores pedindo para a população não votar nos mesmos”.  Para o parlamentar, tal comportamento configura-se como propaganda eleitoral antecipada, o que fere a lei eleitoral.

Ruas serão recuperadas – Silveira afirmou que foi no Governo Guilherme Menezes que a escola de Ensino Fundamental foi inaugurada, o que demonstra a atenção que a Prefeitura dá ao distrito de Batuque. O parlamentar informou, em nome da bancada governista e do prefeito Guilherme Menezes, que o distrito vai receber pavimentação asfáltica, uma das principais reivindicações da população.  “Quero dizer, em nome da bancada de situação e do prefeito Guilherme, que o serviço de recapeamento das ruas será efetuado, assim que melhorarem as condições do tempo”, disse, ressaltando que o serviço da Embasa também vai precisar passar por reparos.

Segundo o parlamentar, esta obra é apenas parte do compromisso do Governo Municipal. “Parabéns a vocês. Que o distrito continue unido em busca de melhores condições de vida”, disse, enfatizando que a Câmara está comprometida com o distrito de São João da Vitória. “Vamos nos unir para buscar melhorias para nosso município”, concluiu.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) também ressaltou a importância das sessões itinerantes, pois as mesmas aproximam a comunidade do cotidiano da Câmara. A parlamentar afirmou que os vereadores, apesar de lutarem pelos interesses da população, têm limitações, e não podem realizar obras. “Só quem tem o poder de realizar obras é a Prefeitura”, disse. Rocha garantiu que seu mandato sempre esteve voltado para as questões da zona rural, apresentando indicações e fazendo cobranças aos governos municipal e estadual.

“Cobrei a pavimentação do distrito de Inhobim e, graças a Deus, tive minhas reivindicações atendidas”, declarou. Ainda em seu discurso, Rocha cobrou o abastecimento de água, roçagem e patrolamento das estradas que dão acesso aos diversos distritos e povoados de Conquista. Para o distrito de Batuque, a parlamentar cobrou a construção da creche e melhorias na iluminação pública.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que os vereadores ouviram as reivindicações dos moradores de São João da Vitória, “que são justas e serão encaminhadas ao poder público”. O parlamentar destacou o anúncio da recuperação asfáltica das ruas do distrito e ressaltou que, desde 1997, o Governo Municipal vem investindo na zona rural. “Infelizmente não é possível realizar tudo o que a comunidade anseia”, declarou, ressaltando que aquilo que for possível fazer, será feito. O vereador também destacou a presença de membros do Governo Municipal nas sessões itinerantes promovidas pela Câmara. “Queremos reafirmar o compromisso do Legislativo em intermediar as melhorias necessárias, garantindo qualidade de vida ao nosso povo”, concluiu.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) salientou a importância das sessões itinerantes, pois as mesmas possibilitam aos vereadores entrarem em contato direto com a comunidade, ouvindo suas principais reivindicações. O parlamentar ressaltou qual o papel que o vereador deve desempenhar, no sentido de representar os interesses da população. Castro disse que os moradores do distrito de São João da Vitória têm representantes na Câmara, pois os vereadores eleitos representam toda a comunidade, independente de onde tiveram votos. “A Prefeitura está preocupada com a zona rural. Temos que lutar juntos para que as melhorias venham”, declarou.

O vereador Beto Gonçalves (PV) destacou a presença da população na sessão e ressaltou que os vereadores ouviram as demandas da comunidade. Gonçalves ressaltou que as melhorias só serão implantadas no distrito do Batuque a partir do momento que existir unidade. “É compromisso da Câmara aprovar todos os projetos que beneficiam o distrito e região”, disse. O parlamentar salientou as limitações do Governo Municipal, porém ressaltou que o mesmo tem se esforçado no sentido de atender às reivindicações da zona rural.  

Gonçalves rebateu as críticas feitas aos vereadores que aprovaram a criação da fundação estatal para gerir o Hospital Esaú Matos. “Não houve privatização. É preciso que a comunidade esteja atenta para estas críticas eleitoreiras”, disse. O vereador comentou, ainda, o PL 048/2011 que destina área para construção de um centro comunitário e sanitários públicos no bairro Urbis V. “Isto será uma bênção para os moradores da região”, disse.

O vereador Luciano Gomes (PR) afirmou que é o único vereador que mora na zona rural. O parlamentar parabenizou as pessoas da comunidade que reivindicaram melhorias para o distrito, destacando a participação de Zilma Gomes, servidora municipal que mora na localidade. O vereador disse que é costume visitar os distritos e povoados de Vitória da Conquista, onde tem constatado o trabalho da Prefeitura, especialmente no que diz respeito à educação e infraestrutura. “O prefeito Guilherme garantiu que vai pavimentar as ruas do Batuque”, disse, parabenizando a comunidade por cobrar ações da Prefeitura.

O vereador Ademir Abreu (PT) declarou-se satisfeito por ter a oportunidade de visitar a zona rural, conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Abreu destacou as melhorias que a zona rural alcançou ao longo dos Governos Lula, Wagner e Guilherme, como ampliação do abastecimento de água, melhorias na saúde e na educação. “Temos equipes de Saúde da Família na zona rural”, comemorou, reconhecendo que ainda existem desafios que precisam ser superados.

O vereador Joel Fernandes (PTN) afirmou que a zona rural tem sido atendida pelo prefeito Guilherme Menezes, e citou como exemplo a perfuração de poços artesianos em diversas localidades. O parlamentar destacou as obras de recuperação de estradas que dão acesso aos distritos e povoados, porém ressaltou que o território de Vitória da Conquista é grande, o que justifica a demora em atender determinadas demandas da população. Fernandes também comentou sobre as críticas contra os vereadores que votaram favoráveis à criação de uma fundação para gerir o Hospital Esaú Matos. “O hospital vai ser otimizado, oferecendo um atendimento de melhor qualidade. Não estamos contra o povo, pois temos a certeza que os mais carentes serão beneficiados”, concluiu.

O líder da Bancada de Situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), lamentou a falta de postura de algumas pessoas que fizeram críticas sem fundamento aos vereadores. O parlamentar citou texto bíblico que afirma: “maldito aquele que se apressa em levar notícias ruins”. Moreira destacou a presença de representantes do Governo Municipal na sessão itinerante e comentou as reivindicações feitas pela comunidade. “Tivemos a boa notícia que as ruas receberão as obras para drenagem da água da chuva”, declarou, rebatendo as críticas feitas contra os vereadores por “supostamente não darem atenção à zona rural”.

O vereador Néu do Gás (PSB) destacou que Vitória da Conquista possui mais de dois mil quilômetros de estrada, distribuídas em mais de 200 povoados, o que torna um desafio administrar uma cidade com tais dimensões. “Conquista é uma cidade que tem uma administração séria e honesta. Hoje, temos orgulho de dizer que somos de Vitória da Conquista, graças a uma administração competente”, declarou, rebatendo as críticas feitas contra o Governo Municipal. Ao concluir o discurso, o vereador comemorou o anúncio da pavimentação asfáltica das ruas de São João das Vitórias.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30