Imagem Vereadores destacam força do cooperativismo em Vitória da Conquista

Vereadores destacam força do cooperativismo em Vitória da Conquista

07/12/2011 11:00:00

Na sessão especial desta quarta-feira (7),  que discutiu o cooperativismo em Vitória da Conquista, o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou o trabalho das cooperativas de crédito que atuam no município, bem como a importância da iniciativa para a economia local. O parlamentar parabenizou os representantes de diversas cooperativas que participaram da sessão, enfatizando a responsabilidade das cooperativas para o desenvolvimento econômico de Conquista.

O vereador Alexandre Pereira (PT) parabenizou o vereador Gilzete Moreira (PSB) pela iniciativa em realizar a sessão. O parlamentar ressaltou o importante papel que as cooperativas desenvolvem em Vitória da Conquista. “Temos acompanhado a atuação das cooperativas e visto o trabalho sério que vem sendo realizado, beneficiando os cooperados e movimentando a economia da nossa cidade”, disse, salientando a necessidade de ampla divulgação do trabalho e os princípios do cooperativismo.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), parabenizou os representantes das cooperativas que participaram da sessão, salientando que parte do sucesso cooperativista em Conquista teve a participação do ex-deputado Coriolano Sales, fomentador do cooperativismo no município e um dos articuladores para a implantação do Banco do Povo.

O vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, afirmou que o cooperativismo tem papel fundamental para a economia da cidade, constituindo-se como uma alternativa ao sistema financeiro que domina o mercado. O parlamentar fez referência a CREDICOOB, cooperativa formada por servidores municipais, que resgatou a dignidade de tais servidores.

Também destacou o trabalho desenvolvido pelo Banco do Povo, que se firmou como uma das mais exitosas experiências cooperativista em Vitória da Conquista.

O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que o CREDCONQUISTA é referência em relação ao cooperativismo em Conquista. “Todos os setores têm dado grande contribuição para o crescimento e desenvolvimento de nosso município”, afirmou, ressaltando o trabalho dos cooperados que movimentam a economia local. “Todas estas instituições financeiras tem papel importante na economia da nossa cidade”, concluiu.

O vereador Ademir Abreu (PT) disse que o cooperativismo é capaz de unir desenvolvimento e bem estar social numa única proposta. O parlamentar afirmou que o cooperativismo contribui na distribuição justa da renda, “sendo fundamental o apoio do poder público às iniciativas cooperativistas”. Abreu disse, ainda, que a consolidação das cooperativas leva tempo, porém apresenta bons resultados em médio e longo prazo.

O vereador Luciano Gomes (PR) parabenizou o vereador Gilzete Moreira por trazer o tema para ser discutido na Câmara. O parlamentar parabenizou as cooperativas pelo trabalho desenvolvido no município, ressaltando que é preciso maior divulgação do cooperativismo, como estratégia para que novos associados possam participar do projeto.

O vereador Néu do Gás (PSB) parabenizou os diretores das cooperativas de Vitória da Conquista pelo trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido no setor. O parlamentar afirmou que, durante o período em que foi pequeno empresário, sempre lançou mão do crédito cooperativo, sendo, portanto, testemunha da importância do cooperativismo para os micro e pequenos empresários.

O vereador Vivi Mendes (PT) também de destacou a importância do cooperativismo como instrumento democrático na distribuição de renda. O parlamentar parabenizou Valdemir Dias, diretor da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), pelo trabalho que o mesmo vem desenvolvendo, contribuindo assim para a geração de emprego e renda no município.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) agradeceu o apoio dos vereadores para a realização da sessão, bem como a participação de diretores e presidentes das diversas cooperativas de Vitória da Conquista. “Quero parabenizar todas as cooperativas pelo excelente trabalho realizado em nossa cidade”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que “mais uma vez a Câmara abriu espaço para que um tema tão importante quanto o cooperativismo fosse discutido em sessão especial”. Para o parlamentar é fundamental a divulgação do trabalho realizado pelas cooperativas, com o objetivo de conseguir novos associados.