Imagem Cooperativismo é tema de sessão especial

Cooperativismo é tema de sessão especial

07/12/2011 10:00:00

A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (7), sessão especial para discutir a atuação das cooperativas de crédito em Vitória da Conquista.  A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), segundo quem as cooperativas desempenham papel fundamental na economia do município.

O parlamentar afirmou que a dedicação dos diretores e presidentes das cooperativas de Vitória da Conquista é um dos motivos que contribuem no sucesso do cooperativismo no município. Moreira fez referência especial ao trabalho da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (SICOOB/CREDICOOP), “que possui um histórico de sucesso em Conquista e vem apresentando resultados positivos”.

O diretor administrativo do SICOOB/CREDICOOP, Pedro Euvaldo Cairo Silva, fez um resgate histórico da atuação do SICOOB em Vitória da Conquista, que há 14 anos contribui para o fortalecimento da economia local. “São 11 colaboradores que trabalham para que a cooperativa funcione. Temos um patrimônio de mais de R$ 5 milhões, com cerca de dois mil associados”, disse.

Rejane Silva de Almeida, também diretora do SICOOB/ CREDCOOP, destacou a força do cooperativismo na Bahia. “Quando fundamos nossa cooperativa pensávamos em uma alternativa aos juros cobrados dos bancos. Graças a Deus que deu certo”, disse, destacando os desafios do SICOOB em fomentar a criação de mais cooperativas no estado.

Valeriano Severino de Almeida, diretor do SICOOB/ CREDCONQUISTA, afirmou que tal cooperativa é aberta para a comunidade, sendo franqueada a participação de qualquer cidadão. “Temos o maior instrumento de distribuição de renda no sistema financeiro do nosso país”, declarou. Almeida afirmou que os vereadores precisam conhecer de perto o funcionamento da cooperativa, com o objetivo de difundir os benefícios do cooperativismo.

Já Antônio Roberto de Souza Magalhães, diretor da CREDIUESB, afirmou que a cooperativa tem papel fundamental para assistência aos professores da Universidade Estadual da Bahia (UESB). “Temos um grande potencial de crescimento. É preciso que a comunidade universitária entenda a importância do cooperativismo”, declarou.

Valdemir Dias, diretor da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), destacou o apoio da Prefeitura às diversas cooperativas de crédito do município, já que a renda produzida pelas cooperativas é injetada na economia local. “Em nome do prefeito, quero parabenizar aos cooperadores que fazem das cooperativas de crédito uma alternativa importante em nossa economia”, ressaltou.