Imagem Possibilidade de desativação do Colégio Rangel Pestana é tema de sessão especial

30/11/2011 10:50:00

Por iniciativa das bancadas de situação e oposição, a Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (30), sessão especial para discutir a possibilidade da desativação do Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que o papel do Legislativo é debater todos os assuntos que são de interesse da sociedade.

“Abrimos as portas da Câmara para este importante debate”, disse Vasconcelos, ressaltando que as discussões foram feitas de forma respeitosa e participativa. O parlamentar afirmou que a Câmara vai elaborar documento contrário ao fechamento do colégio, que será entregue ao governador Jaques Wagner.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), criticou a posição do Governo do Estado, que decidiu pelo fechamento do Colégio Marcelo Rangel Pestana. “É uma postura contraditória, pois se trata da escola que teve a maior nota do IDEB na região Sudoeste”, disse, tecendo duras críticas ao governo estadual. O parlamentar também sugeriu que a Câmara elabore documento contrário ao fechamento da unidade escolar.

O vereador Beto Gonçalves (PV) destacou a história do Colégio, enfatizando que a referida unidade atende alunos de diversos bairros da cidade. “Assumimos o compromisso de sair em defesa da manutenção da escola”, declarou, ressaltando que é preciso que a Câmara participe das discussões. “Não é justo fechar o colégio. A bancada de situação abraça esta luta em favor dos alunos, pais de alunos e professores”, declarou.

Segundo a professora Itaquatiara Cavalcante, o colégio apresenta excelentes resultados, trabalhando questões interdisciplinares com os alunos, por meio de uma educação integral, baseada na cidadania e ética. Cavalcante criticou o governo estadual pela decisão em fechar o referido colégio para instalação de um centro tecnológico. “Solicito aos vereadores que nos ajudem a lutar pela continuidade da escola”, disse.

Roberta Duarte Guimarães, que representou os pais e mães de alunos, destacou a organização, disciplina e qualidade do ensino como características do Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana. Guimarães cobrou explicações da direção da Direc-20 em relação aos motivos do fechamento do colégio.

Para João Victor Correia Campos, representante dos alunos, é preciso ampliar os investimentos em educação. O estudante lamentou a decisão tomada pelo governo estadual e questionou os motivos apresentados pela Secretaria Estadual de Educação. “A implantação de um centro tecnológico é importante, porém não deve ser à custa do fechamento do Rangel Pestana”, declarou.

Cláudio Matos, diretor do Colégio, afirmou que indicadores como o IDEB apontam para uma educação pública deficiente, especialmente no estado da Bahia, que é o estado com o maior número de analfabetos do país, obtendo as piores notas no IDEB e Enem. “Não tenho resposta para as causas do fechamento do Rangel Pestana”, declarou.

Decisão foi baseada em dados técnicos - Segundo Ricardo Costa, gerente regional da Direc-20, os alunos do Colégio Marcelo Rangel Pestana não ficarão desassistidos. Costa fez breve apresentação sobre a atuação da Direc-20, destacando o trabalho realizado pela Secretaria Estadual de Educação, bem como o funcionamento das escolas estaduais em Vitória da Conquista.

Sobre a decisão pela desativação do Colégio, Costa afirmou que tal decisão foi tomada baseada em dados técnicos. “Temos 97% de cobertura para alunos em Vitória da Conquista”, disse, ressaltando os investimentos do Governo do Estado na formação profissional. Costa afirmou que a desativação da Escola já estava prevista, pois o Governo Estadual ficará na responsabilidade apenas do Ensino Médio.

O professor afirmou, ainda, que no prédio do referido colégio vai funcionar o Centro Regional do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que vai beneficiar mais de 2 mil jovens e adultos que cursam o Ensino Médio, por meio de aulas transmitidas em tempo real, via satélite, prioritariamente para estudantes da zona rural.

Tribuna livre – Na tribuna livre, tempo reservado para que a população manifeste sua opinião, o Pr. Welington afirmou que a Associação Evangélica Conquistense (ASSECON) posiciona-se contrária ao fechamento do Colégio Marcelo Rangel Pestana. “Declaramos nosso apoio aos alunos e professores”, disse.

Rivaldo Gusmão, presidente do PT em Vitória da Conquista, afirmou que o partido está acompanhando o processo de perto. “Já estivemos na escola, ouvindo os pais, alunos e professores. Não justifica fechar uma escola que dá resultados tão importantes”, disse, criticando a postura do diretor da Direc-20, Ricardo Costa.

Para Nilton Santos, pai de aluno, o discurso de Ricardo Costa não convenceu aos presentes na sessão. Santos defendeu a continuidade do Rangel Pestana e solicitou o apoio dos vereadores na mobilização pela manutenção do colégio.

Idelzito Rocha também se posicionou contrário ao fechamento da escola. “Deixo aqui meu protesto e minha indignação. Somos favoráveis à permanência e melhoria do Colégio Rangel Pestana”, declarou.

Maio 2024