Imagem Vereadores destacam importância do povoado de Pradoso e comentam PL 26/2011

Vereadores destacam importância do povoado de Pradoso e comentam PL 26/2011

Arquivo

17/11/2011 09:00:00


Na sessão itinerante que aconteceu nesta quarta-feira (16), no distrito de Pradoso, o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou as reivindicações feitas pelos moradores do distrito, ressaltando que cabe ao prefeito atender tais demandas. O parlamentar ressaltou que a Câmara já cobrou da Prefeitura uma posição em relação aos recursos destinados à construção da quadra poliesportiva, que até o momento não foi construída.

Sobre o Projeto de Lei 26/2011, que autoriza a Prefeitura a criar a Fundação Estatal de Direito Privado, denominada Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, para gerir o Hospital Esaú Matos e o Laboratório Central, o parlamentou afirmou que é contrário a proposta apresentada pelo Executivo, já que o referido hospital funciona muito bem do jeito como está. "Somos contra a privatização do Esaú Matos", declarou.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que os governantes devem ser guiados em suas ações pautados pela ética e moralidade. O parlamentar elogiou as condições de infraestrutura da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, fruto de investimentos da Prefeitura e da ação conjunta da comunidade local. "Os vereadores têm trabalhado em favor desta comunidade, principalmente dos que mais necessitam. Coloco meu mandato à disposição da comunidade", afirmou.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou que a função dos vereadores é apresentar as reivindicações da comunidade ao Executivo, além de fiscalizar o Governo Municipal. A parlamentar afirmou que tem grande preocupação para com a zona rural, diante das demandas apresentadas, que vão desde melhorias nas estradas até o abastecimento de água tratada. "Cabe ao prefeito executar as obras", disse.

Rocha comentou a falta d´água potável, ausência de barragens de grande porte e ausência de pavimentação asfáltica nas ruas do povoado. A parlamentar destacou indicação, de sua autoria, que solicita a pavimentação asfáltica da estrada que liga Pradoso a Bate Pé. Segundo a parlamentar, a indicação foi feita há muito tempo, porém até o momento não foi atendida. "Nossa função é cobrar e não executar", disse.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa em realizar a sessão itinerante e ressaltou que o papel do vereador é representar a população junto às instâncias públicas. "É importante indicar, mas acompanhar o processo é fundamental para que a reivindicação seja atendida", disse.

Sobre o PL 26/2011, Castro afirmou que o mesmo não tem por objetivo privatizar o Hospital Esaú Matos. "Sou contrário à privatização. Jamais cometeríamos o erro de aprovar um projeto que privatizasse um hospital público", declarou, afirmando que a população deve compreender melhor o projeto antes de criticá-lo. Sobre a quadra poliesportiva a ser construída em Pradoso, o parlamentar afirmou que a verba foi retirada por problemas técnicos, porém o prefeito sabe do ocorrido e já tomou as devidas providências.

Para o vereador Vivi Mendes (PT), o Pradoso é uma grande família que tem na união seu maior valor. O parlamentar destacou que tem origem na zona rural, por isso conhece de perto as necessidades do homem do campo. Em relação ao PL 26/2011, o parlamentar declarou voto favorável, ressaltando que "não acredita que o prefeito Guilherme Menezes faria qualquer sugestão que prejudicasse o atendimento no Hospital Esaú Matos". Mendes reconheceu o direito dos vereadores se oporem ao PL, mas enfatizou que vota favorável à proposta apresentada pelo Executivo.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), cobrou a pavimentação da estrada que dá acesso ao povoado de Baixão de Melquíades. Também comentou sobre as reivindicações para construção da quadra poliesportiva no Pradoso. "O Governo Municipal só vai construir a quadra no ano que vem, que é ano eleitoral. Mas o povo não é bobo e já deu seu recado", disse.

Rebouças afirmou que a zona rural merece maior atenção do poder público. Também comentou sobre o processo de licitação para o transporte coletivo, ressaltando que, por incompetência, a licitação está paralisada. O vereador declarou-se contrário a aprovação do PL 26/2011.

O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que os parlamentares não são inimigos da população da zona rural. "Temos compromisso com o Pradoso, mas é preciso que a população acompanhe o trabalho dos vereadores", declarou. Destacou grandes lutas da Câmara como a articulação política para a construção do novo aeroporto, em que o Legislativo foi protagonista.

O parlamentar enfatizou que todos os recursos utilizados pelo Município passam, necessariamente, pela Câmara, para serem aprovados ou não. “Vamos cobrar do Executivo melhorias para o distrito”, disse. Sobre o PL 26/2011, Gonçalves afirmou que a criação da Fundação Estatal vai melhorar o atendimento no Hospital Esaú Matos. “Tenho certeza que o prefeito, de forma alguma, privatizaria o Esaú Matos”, disse, enfatizando que a proposta nada tem a ver com privatização.

O líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou a Mesa Diretora pela realização da sessão itinerante. Ressaltou o trabalho que a Câmara tem realizado em benefício da população conquistense. “É importante que os vereadores ajudem Conquista, mas também é importante que os mesmos não atrapalhem o município”, disse.

Silveira parabenizou a Prefeitura pela reforma de escolas municipais, destacando a reforma da Escola Municipal José Rodrigues do Prado. "Seria tão bom que a revista Veja visitasse esta escola", declarou, condenando as pessoas que criticaram a reforma da referida escola.

O parlamentar informou que a Prefeitura já anunciou a reforma da escola municipal do Sagui. "Há um bom tempo que o Pradoso comemora de cabeça erguida a coleta de lixo, escola, unidade de saúde, transporte coletivo e iluminação”, disse.

O parlamentar questionou o destino dos recursos da barragem de Jureminha e afirmou que vota favorável ao PL 26/2011 porque tem certeza que é a melhor opção para a cidade. “Vamos votar com a consciência tranqüila de que estamos votando o que é o melhor para nossa população. Vamos continuar confiando no prefeito Guilherme, na bancada de situação e no projeto político que administra Conquista”, concluiu.

O vereador Joel Fernandes (PTN) afirmou que é preciso que os deputados lutem por emendas parlamentares que destinem recursos para serem investidos em Vitória da Conquista. O parlamentar defendeu a aprovação do PL 26/2011, afirmando que o mesmo dará um "choque de gestão", contribuindo pata melhorar o atendimento na saúde. Fernandes parabenizou a comunidade do Pradoso que participou da sessão.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que os vereadores estão empenhados em apresentar as reivindicações da população aos órgãos competentes. Pereira também comentou sobre o PL 26/2011, ressaltando que não se trata de desfazer-se do patrimônio público para entregar à iniciativa privada. Afirmou que não se trata de privatização, mas uma nova maneira de gerir o hospital. "O Esaú Matos continuará público, oferecendo atendimento gratuito e de qualidade", disse, declarando-se favorável à provação do PL.

O vereador Luciano Gomes (PR) declarou-se satisfeito ao constatar que a população de Pradoso sabe reivindicar seus direitos. "Defendo a zona rural desde o primeiro dia do meu mandato", declarou, afirmando que também atua em defesa das pessoas que moram na cidade. Para Gomes, os vereadores devem votar com a consciência, sempre tendo como principal objetivo o bem estar da população.

O líder da bancada de situação, Gilzete Moreira (PSB), afirmou que nunca apoiaria um projeto que privatizasse o Hospital Esaú Matos. O parlamentar disse que o PL 26/2011 não se configura como um projeto de privatização. "Eu confio no prefeito Guilherme e não acredito que ele faça algo que prejudicasse a população", declarou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30