04/11/2011 10:30:00
Na sessão que discutiu a elaboração de políticas públicas de incentivo à cultura, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que arte e cultura são elementos importantes na construção da identidade de um povo. A parlamentar cobrou, do Governo Municipal, políticas públicas eficazes de fomento e incentivo à cultura local e regional. “Conquista é um celeiro de artistas que precisam ser valorizados”, disse, ressaltando a expectativa da cidade em relação à criação do Centro Cultural do Banco do Nordeste.
Rocha destacou a realização da Conferência Municipal de Cultura, em que foram discutidas questões fundamentais para o fortalecimento da cultura em Vitória da Conquista. A parlamentar aproveitou o discurso para parabenizar a cidade pelos 171 anos de municipalização.
O vereador Alexandre Pereira (PT), que falou em nome da bancada de situação, afirmou que Conquista conta com grandes talentos na área artística. O parlamentar ressaltou a importância da Criação do Conselho de Cultura, bem como ações que fortaleçam as manifestações artísticas e culturais no município. Pereira comentou a matéria publicada em um veículo de circulação nacional, que aponta Vitória da Conquista como a pior cidade no que diz respeito à educação pública municipal. Para o parlamentar, “os dados estão distorcidos e não representam a realidade”.
O vereador Beto Gonçalves (PV), que solicitou a realização da sessão, sugeriu a elaboração de um documento assinado por todos os vereadores, cobrando a criação do Conselho Municipal de Cultura, bem como a reivindicação de mais recursos para a cultura conquistense. Gonçalves agradeceu a presença dos convidados especiais que fizeram parte da mesa de discussão, ressaltando a importância em discutir o tema.