Imagem Vereadores destacam participação popular na sessão itinerante no distrito de Inhobim

Vereadores destacam participação popular na sessão itinerante no distrito de Inhobim

Arquivo

21/10/2011 09:00:00


Na sessão realizada no distrito de Inhobim, na noite desta quinta-feira (20), o vereador Ademir Abreu (PT) destacou a importância da sessão itinerante, pois a mesma permite que os moradores do local visitado apresentem suas principais demandas, que devem ser encaminhadas aos órgãos competentes. O parlamentar apontou para a rede de energia elétrica, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário como principais problemas do distrito. Segundo Abreu, o deputado Walter Pinheiro tem se empenhado para pela construção da barragem do rio Pardo, o que solucionará os problemas da falta d’água no distrito. “Sei que as reivindicações são grandes, mas estamos trabalhando por dias melhores”, declarou.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, criticou a Prefeitura pela inoperância na zona rural de Conquista. O parlamentar afirmou que os recursos federais para construção da quadra poliesportiva de Inhobim já foram liberados, porém até o momento a quadra não foi construída. A desativação do cartório, falta de médicos no posto de saúde, precário abastecimento de água tratada, desativação do posto da Coelba e ausência da Polícia Militar foram demandas apresentadas pelo vereador. “Será que o povo não merece respeito?”, questionou o parlamentar.

Em seu discurso, Rebouças teceu duras críticas ao prefeito Guilherme Menezes e defendeu a municipalização do distrito de Inhobim. “Este ano que vem a Prefeitura vai fazer algumas coisas para tentar enganar o povo, mas a população não vai cair nessa”, declarou, cobrando uma postura ativa do gerente rural de Inhobim.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) parabenizou a população pela participação na sessão e ressaltou que o papel do vereador é ouvir as reivindicações da comunidade e encaminhá-las. “Estamos aqui para uma sessão e não em um palanque de campanha política”, disse, enfatizando que a Câmara de Conquista é um exemplo para todo o país. O parlamentar afirmou que é preciso trabalhar para que um programa habitacional seja implantado em Inhobim, com o objetivo de criar condições para que os moradores permaneçam na zona rural.

Castro enfatizou sua luta como coordenador de esportes no município e garantiu que está empenhado para a construção da quadra. “Não é incompetência da Prefeitura, mas a falta de uma área adequada”, justificou. Melhorias na escola Paulo Setúbal, implantação de redutores de velocidade na estrada que dá acesso ao distrito foram demandas apresentadas pelo parlamentar. “Estamos trabalhando junto com o prefeito e não podemos negar que avançamos muito nos últimos anos. Sinto orgulho em fazer parte da base aliada”, disse o vereador, ressaltando que o deputado Paulo Magalhães atualmente apóia o prefeito Guilherme Menezes.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) agradeceu a presença dos moradores de Inhobim e região na sessão. O parlamentar destacou a participação ativa das lideranças que cobraram mais atenção do poder público. Para o parlamentar, as reivindicações são justas, pois dizem respeito à qualidade de vida dos moradores da zona rural. “Quero parabenizar as lideranças que cobraram a emancipação política de Inhobim”, disse, cobrando melhorias na iluminação pública do distrito.  Ainda em seu discurso, Pithon registrou a visita que o apresentador de TV Gugu Liberato fez ao distrito de José Gonçalves, com o objetivo de gravar o quadro “De volta pro meu aconchego”, em que traz de volta uma família da zona rural de Conquista que havia migrado para São Paulo.

O vereador Beto Gonçalves (PV), primeiro secretário da Câmara, afirmou que as reivindicações da comunidade são legítimas. Destacou a necessidade da união da comunidade, para que as cobranças sejam feitas ao poder público. “Nossa cidade é muito grande. Se a comunidade não marcar presença, fica difícil ser notada. Porém, tenho certeza que o prefeito não se esqueceu de Inhobim e região”, disse o parlamentar.

Gonçalves afirmou que o Governo Municipal não vai deixar a população desassistida. O parlamentar informou que recursos foram conseguidos para a aquisição de um ônibus que ficará à disposição dos programas municipais que assistem pessoas na terceira idade. Também destacou o empenho de seu mandato e do Governo Participativo para implantação do alambrado e iluminação no Campo do Nelson, localizado na Urbis V. Sobre a construção da quadra poliesportiva em Inhobim, o parlamentar afirmou: “Não basta dizer que tudo está perdido. Às vezes muitas emendas se deparam com burocracias”.

Em seu discurso, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou que a função do vereador é fiscalizar e cobrar do Executivo as obras em benefício da população. “O vereador não pode fazer as obras, pois isto é competência da Prefeitura”, disse. A parlamentar afirmou que apresentou diversas indicações ao Governo Municipal, solicitando melhorias para o distrito de Inhobim.

Rocha disse que seu mandato sempre se pautou na luta por melhorias para o homem do campo. “Há mais de 16 anos eu venho solicitando a construção de quadra poliesportiva, policiamento e a cobertura da feira de Inhobim”, disse. A parlamentar também cobrou a reativação do cartório e da agência dos Correios; implantação do esgotamento sanitário e sistema de abastecimento de água; construção da barragem do rio Pardo; extensão de rede elétrica para os bairros novos; patrolamento das estradas vicinais e pavimentação asfáltica das ruas de Inhobim. “O que queremos é ação, pois Inhobim está sofrendo”, disse, defendendo a emancipação do distrito.

O vereador Gilzete Moreira (PSB), líder da bancada de situação, destacou a atuação de seu mandato no povoado de Baixa da Porteira, onde vem lutando pelo desenvolvimento da localidade, especialmente no que diz respeito ao abastecimento de água, problema que será resolvido nos próximos dias. Barro Vermelho é outro povoado que conta com a atuação do vereador, que também luta por energia elétrica e sistema de abastecimento d’água. Também atua nos povoados de Sossego, Cedro, Roça Nova e Lixa.

Moreira informou que, na última sessão realizada em Inhobim, todas as reivindicações feitas pelos moradores foram encaminhadas à Prefeitura e aos órgãos competentes. “Isto depende do gestor, que deverá fazer as obras dentro das condições possíveis”, declarou.

O líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que a Câmara tem sido parceira do Executivo e da comunidade de Vitória da Conquista no processo de desenvolvimento. Segundo o parlamentar, os recursos para a reforma das escolas e posto de saúde passam pela Câmara. “O que não podemos é aceitar críticas infundadas. Ainda não estamos em campanha eleitoral e a sessão não deve ser usada como palanque”, disse.

Silveira afirmou que apresentou requerimento solicitando a construção da barragem do rio Pardo, o que vai contribuir para melhorar o abastecimento de água em Inhobim. O parlamentar destacou as reformas das escolas municipais e investimentos em infraestrutura como principais ações do Governo Municipal. “As pessoas que dizem que o prefeito Guilherme fez promessas estão faltando com a verdade, pois o mesmo não faz promessas”, declarou. Segundo o parlamentar, um documento será elaborado para encaminhar todas as reivindicações para a administração municipal.

O vereador Luciano Gomes (PR) afirmou que é o único vereador que mora na zona rural de Vitória da Conquista e conhece de perto as dificuldades do homem do campo. O parlamentar rebateu as críticas feitas contras os vereadores, afirmando que a comunidade deveria se informar melhor quanto ao trabalho realizado pelo Legislativo. Gomes afirmou que “nenhum prefeito vai conseguir atender todas as demandas da população”, pois as mesmas surgem a cada dia.

Sobre sua decisão de deixar a bancada de oposição para compor a base aliada do Governo Guilherme Menezes, Gomes afirmou: “Vou continuar desempenhando meu papel que é cobrar melhorias para o homem do campo. Mas reconheço que muito tem sido feito na zona rural do nosso município. É preciso valorizar e reconhecer o trabalho que já vem sendo feito em Inhobim”. Ao final do discurso, o parlamentar afirmou que vai continuar lutando para que os curos pré-vestibular voltem a funcionar na zona rural.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), garantiu que as reivindicações apresentadas pelos moradores serão encaminhadas, em nome da Câmara, para os órgãos competentes. O parlamentar ressaltou a importância da sessão itinerante, bem como a participação da comunidade ao longo da sessão. “Esta é mais uma forma de exercício da cidadania. A Câmara estará sempre presente, lutando junto com a população da zona rural”, declarou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30