20/05/2011 11:00:00
A Câmara de Vereadores realizou, nesta sexta-feira (20), sessão especial em homenagem aos 46 anos do Colégio Estadual José Sá Nunes. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PDT), que destacou a importância histórica do Colégio na educação pública em Vitória da Conquista.
Oliveira, que fez parte da primeira turma formada pelo colégio, também destacou a história do jurista Sá Nunes. Segundo o parlamentar, o colégio vem desenvolvendo um trabalho pautado nos valores éticos e fundamentais na educação. “Temos diversas pessoas que passaram pelo Sá Nunes e hoje são excelentes profissionais em diversas áreas”, afirmou.
Segundo o vereador, o colégio foi fundado em 23 de maio de 1965 e hoje desenvolve um trabalho de destaque no município, com projetos de interação com a comunidade. O colégio possui 1.674 alunos, divididos nos três turnos. “Agradecemos a presença de todos na sessão”, disse.
O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT) parabenizou alunos, funcionários e professores que participaram da sessão. O parlamentar afirmou que foi um privilégio da Câmara poder homenagear uma instituição de ensino tão importante para Vitória da Conquista. “Foi uma sessão importante, em que pudemos destacar o trabalho desenvolvido pelo Sá Nunes”, declarou.
A professora e ex-diretora Berenice Marcílio afirmou que se sente honrada pela oportunidade de ter sido professora do Colégio Sá Nunes. Marcílio declarou-se orgulhosa ao ver ex-alunos atuando na cidade como advogados, professores, psicólogos e outras profissões. “Sinto-me responsável pelo sucesso do Sá Nunes”, afirmou.
A aluna Lindinalva dos Santos Oliveira parabenizou professores e funcionários que atuam no Sá Nunes, fazendo do colégio uma instituição de ensino de referência em Vitória da Conquista. Santos declamou um poema, de sua autoria, em que destaca o amor com que os professores ensinam.
Para Maria Amélia Dourado, vice-diretora, a sessão marcou a história do Colégio, especialmente por ter sido de iniciativa da Câmara de Vereadores. “Isso nos serve de estímulos para melhorar o sistema educacional”, declarou, ressaltando que apesar do colégio enfrentar dificuldades comuns às escolas públicas, a qualidade de ensino é assegurada pelos professores que lá atuam.
O professor João Nogueira Novais afirmou que se sente orgulhoso por ter dedicado sua vida ao magistério. “Sinto-me realizado ao ver meus alunos crescerem, prosperarem e exercerem plenamente sua cidadania”, declarou, enfatizando que a homenagem prestada ao Sá Nunes é um marco na história da educação em Vitória da Conquista.
Marcos Aves de Andrade, ex-aluno e ex-diretor, destacou que a história de sua vida está ligada ao Colégio Sá Nunes, pois foi naquele espaço que formou-se e, posteriormente, trabalhou com diretor e coordenador pedagógico. “Agradeço a Deus por esta comunidade tão distinta, que oferece um excelente trabalho para Vitória da Conquista”, disse.
Para Adelino Costa Pinheiro, ex-diretor do Sá Nunes, alunos e professores estão de parabéns, pois servem como exemplo de seriedade e compromisso para com a educação pública. “Para gerir uma escola como o Sá Nunes exige vocação e competência”, declarou. Pinheiro destacou seu trabalho enquanto diretor, especialmente a grande reforma que aconteceu na década de 1990.
A professora Antenora de Oliveira Cardoso, atual diretora do colégio, agradeceu ao vereador Hermínio Oliveira pela homenagem e destacou a história de fundação do colégio. Cardoso fez um resgate da história do Sá Nunes, destacando os professores e diretores que atuaram ao longo dos 46 anos de existência do colégio. “O gesto da Câmara enche nosso coração de alegria. Um imenso orgulho toma conta dos nossos corações”, disse.