Imagem Câmara celebra 46 anos do Colégio Sá Nunes

Câmara celebra 46 anos do Colégio Sá Nunes

20/05/2011 11:00:00

A Câmara de Vereadores realizou, nesta sexta-feira (20), sessão especial em homenagem aos 46 anos do Colégio Estadual José Sá Nunes. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PDT), que destacou a importância histórica do Colégio na educação pública em Vitória da Conquista.

Oliveira, que fez parte da primeira turma formada pelo colégio, também destacou a história do jurista Sá Nunes. Segundo o parlamentar, o colégio vem desenvolvendo um trabalho pautado nos valores éticos e fundamentais na educação. “Temos diversas pessoas que passaram pelo Sá Nunes e hoje são excelentes profissionais em diversas áreas”, afirmou.

Segundo o vereador, o colégio foi fundado em 23 de maio de 1965 e hoje desenvolve um trabalho de destaque no município, com projetos de interação com a comunidade. O colégio possui 1.674 alunos, divididos nos três turnos. “Agradecemos a presença de todos na sessão”, disse.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT) parabenizou alunos, funcionários e professores que participaram da sessão. O parlamentar afirmou que foi um privilégio da Câmara poder homenagear uma instituição de ensino tão importante para Vitória da Conquista. “Foi uma sessão importante, em que pudemos destacar o trabalho desenvolvido pelo Sá Nunes”, declarou.

A professora e ex-diretora Berenice Marcílio afirmou que se sente honrada pela oportunidade de ter sido professora do Colégio Sá Nunes. Marcílio declarou-se orgulhosa ao ver ex-alunos atuando na cidade como advogados, professores, psicólogos e outras profissões. “Sinto-me responsável pelo sucesso do Sá Nunes”, afirmou.

A aluna Lindinalva dos Santos Oliveira parabenizou professores e funcionários que atuam no Sá Nunes, fazendo do colégio uma instituição de ensino de referência em Vitória da Conquista. Santos declamou um poema, de sua autoria, em que destaca o amor com que os professores ensinam.

Para Maria Amélia Dourado, vice-diretora, a sessão marcou a história do Colégio, especialmente por ter sido de iniciativa da Câmara de Vereadores. “Isso nos serve de estímulos para melhorar o sistema educacional”, declarou, ressaltando que apesar do colégio enfrentar dificuldades comuns às escolas públicas, a qualidade de ensino é assegurada pelos professores que lá atuam.

O professor João Nogueira Novais afirmou que se sente orgulhoso por ter dedicado sua vida ao magistério. “Sinto-me realizado ao ver meus alunos crescerem, prosperarem e exercerem plenamente sua cidadania”, declarou, enfatizando que a homenagem prestada ao Sá Nunes é um marco na história da educação em Vitória da Conquista.

Marcos Aves de Andrade, ex-aluno e ex-diretor, destacou que a história de sua vida está ligada ao Colégio Sá Nunes, pois foi naquele espaço que formou-se e, posteriormente, trabalhou com diretor e coordenador pedagógico. “Agradeço a Deus por esta comunidade tão distinta, que oferece um excelente trabalho para Vitória da Conquista”, disse.

Para Adelino Costa Pinheiro, ex-diretor do Sá Nunes, alunos e professores estão de parabéns, pois servem como exemplo de seriedade e compromisso para com a educação pública. “Para gerir uma escola como o Sá Nunes exige vocação e competência”, declarou. Pinheiro destacou seu trabalho enquanto diretor, especialmente a grande reforma que aconteceu na década de 1990.

A professora Antenora de Oliveira Cardoso, atual diretora do colégio, agradeceu ao vereador Hermínio Oliveira pela homenagem e destacou a história de fundação do colégio. Cardoso fez um resgate da história do Sá Nunes, destacando os professores e diretores que atuaram ao longo dos 46 anos de existência do colégio. “O gesto da Câmara enche nosso coração de alegria. Um imenso orgulho toma conta dos nossos corações”, disse.

Maio 2024