Imagem Jorge Solla destaca investimentos da Secretaria Estadual de Saúde em Conquista

Jorge Solla destaca investimentos da Secretaria Estadual de Saúde em Conquista

29/04/2011 14:00:00

O secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, esteve em Vitória da Conquista, na manhã da última sexta-feira (29), com o objetivo de apresentar os investimentos em saúde pública feitos no município  e microrregião, durante o período de 2007 a 2010. A audiência contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, deputado estadual José Raimundo Fontes, além dos vereadores, que representaram o Poder Legislativo.

O secretário Jorge Solla apresentou os dados sobre os investimentos na saúde pública com o objetivo de ampliar o acesso da população ao serviço de saúde e melhorar o atendimento prestado à comunidade. “Nos últimos 4 anos em Vitória da Conquista foram mais de 25 milhões em investimentos e mais 80 milhões na contratação de serviços, fora todo custeio dos hospitais de Base e Afrânio Peixoto. São recursos importantes que o governador Wagner tem destinado para Conquista. O Governo já gasta 14% dos recursos com saúde, quando a determinação constitucional é de 12%”declarou.

Sobre os investimentos futuros, Solla destacou diversos projetos de ampliação da rede de atendimento “Podemos citar os projetos de reforma e ampliação de emergência do Hospital de Base, ampliação de leitos cirúrgicos, implantação de pronto atendimento 24 horas e implantação de serviço atenção a dependência química que vão funcionar no Afrânio Peixoto. Além da construção do Hemocentro Regional que vai funcionar na Olívia Flores em um terreno cedido pelo Estado e pela FUNASA e ampliação da rede básica nos diversos municípios da região”, informou.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição,  destacou a situação precária do Hospital de Base,  lamentando a falta de condições para que os usuários do SUS tenham um atendimento de qualidade. Segundo o parlamentar, a equipe do Hospital de Base tem feito o possível para prestar um bom atendimento, mesmo diante da falta de recursos necessários.

Já o vereador Ademir Abreu (PT), afirmou que o crescimento dos índices de violência no município tem causado impacto também no atendimento dos hospitais públicos. O parlamentar salientou o aumento da entrada de pessoas vítimas de violência no HGVC, o que causa crescimento na demanda por atendimentos de urgência e emergência.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) solicitou apoio da Secretaria de Saúde para a Casa do Câncer. O parlamentar destacou a necessidade da contratação de enfermeiras para auxiliarem na assistência a pacientes em tratamento oncológico, que ficam hospedados na Casa do Câncer. Segundo o vereador, a demanda  já foi apresentada ao prefeito Guilherme Menezes.

Para o presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), a audiência foi fundamental para que a cidade tivesse conhecimento dos investimentos do Governo do Estado na área de saúde pública em Vitória da Conquista. Vasconcelos destacou os avanços e desafios para melhorar a qualidade do atendimento no SUS no município. “A saúde pública continua sendo uma das prioridades do governo estadual em nossa cidade”, disse.

Também participaram da audiência os vereadores Alexandre Pereira (PT), Néu do Gás (PSB), Joel Fernandes (PTN), Lúcia Rocha (DEM), Hermínio Oliveira (PDT), Luciano Gomes (PR) e Gilzete Moreira (PSB).

Maio 2024