Imagem Sessão especial homenageou policiais civis e militares

Sessão especial homenageou policiais civis e militares

20/04/2011 10:20:00

Em comemoração ao Dia do Policial Civil e Militar, a Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (20),  sessão especial em homenagem aos policiais civis e militares que atuam em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), como reconhecimento do trabalho desenvolvido por tais profissionais.

O vereador Gilzete Moreira destacou a importância das polícias Civil e Militar, que trabalham com o objetivo de manter a segurança pública, por meio do policiamento ostensivo e na investigação dos diversos crimes que ocorrem no âmbito municipal.  “Nós reconhecemos o valor de vocês, que têm colocado a vida à serviço da comunidade”, declarou, ressaltando a importância do papel das famílias dos policiais. O parlamentar salientou também a colaboração do Major Múcio Vasconcelos para que a sessão acontecesse.

O Ten. Cel Antônio Roberto Pereira Braga afirmou que a homenagem da Câmara aos policiais estreitam os laços entre a Polícia Militar e a Câmara. Pereira afirmou que a PM deve ser vista como uma corporação que está à disposição da sociedade, com a missão de promover a segurança pública cidadã. “Fiquei feliz em saber que a homenagem foi uma iniciativa desta Casa, na pessoa do vereador Gilzete Moreira”, afirmou.

Para o Major Múcio de Almeida Vasconcelos, é preciso desmistificar que Conquista é uma cidade violenta, pois a PM tem trabalhado para assegurar a segurança pública no município. Vasconcelos falou sobre o trabalho da 77ª Cia de Polícia Militar, apresentando a redução nos índices de criminalidade. “Nossa meta é reduzir a criminalidade em 50% até o segundo semestre de 2012”, disse, destacando ações da PM no combate efetivo da violência e criminalidade.

O Major Ubiraci Barbosa da Silva afirmou que é preciso desenvolver uma polícia cidadã, preocupada com a segurança pública integrada e eficaz. Silva ressaltou a necessidade da parceria entre população e Polícia Militar, na luta pela redução dos índices de criminalidade.

Odilson Pereira Silva, o coordenador do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), prestou homenagem aos policiais presentes na sessão e fez a leitura do texto "Quando Deus criou o policial". Silva ressaltou os desafios enfrentados no exercício da profissão e a importância do equilíbrio emocional de quem trabalha no combate à criminalidade.

O Ten. Cel Jorge Ubirajara Pedreira enfatizou as comemorações do Dia do Policial Militar e Civil,  21 de abril, numa referência à morte de Tiradentes, patrono das polícias militares, que lutou pela independência do Brasil. “Nossa missão é zelar pela convivência em harmonia das pessoas. Trabalhamos pelo direito da liberdade de todos os cidadãos”, disse. Pedreira destacou, também, a política de constante capacitação de policiais civis e militares.

O pastor Davi Silva disse que a igreja evangélica em Vitória da Conquista tem orado constantemente para que Deus capacite cada policial no exercício da profissão. “A Bíblia nos ensina a honrar as autoridades constituídas sobre nós”, declarou. Silva falou sobre a necessidade dos policiais voltarem-se para Deus no exercício de sua profissão. “A verdadeira proteção só existe em Deus”, declarou.

Maio 2024