Imagem Vereadores apresentam demandas dos albinos à Secretaria Municipal de Saúde

Vereadores apresentam demandas dos albinos à Secretaria Municipal de Saúde

19/04/2011 13:50:00

Os vereadores Beto Gonçalves (PV) e Luciano Gomes (PR) participaram, na manhã desta terça-feira (19), de reunião com a secretária Municipal de Saúde, Viviane Sampaio e com a coordenadora Municipal de Vigilância à Saúde, Mônica Achy, para apresentar as demandas levantadas na sessão especial  que discutiu políticas públicas para a população albina em Vitória da Conquista. A sessão aconteceu no dia 30 de abril e foi promovida pelo mandato do vereador Beto Gonçalves.
Para Gonçalves, a principal reivindicação é a criação de políticas de inclusão social dos albinos. “Essas pessoas precisam trabalhar a autoestima, para que se sintam fortalecidas para enfrentar a vida social e procurar os tratamentos necessários”, afirmou.
A secretária Viviane Sampaio informou que o Estado garante a distribuição de protetor solar e a realização dos exames específicos para tratar o albinismo. "Para que Vitória da Conquista seja beneficiada é necessário um levantamento e cadastramento das pessoas albinas do município", disse, informando que essa tarefa já começou ser feita em Conquista, pelos agentes do Programa Saúde da Família.
Já  Mônica Achy, afirmou que é preciso capacitar os agentes que  trabalham diretamente com pais e portadores do albinismo, especialmente no que diz respeito aos cuidados necessários. Na reunião foi discutida também a possibilidade de firmar parcerias com instituições, médicos e empresas da cidade para integrar os albinos e promover atividades de esclarecimentos sobre a doença.

Maio 2024