Imagem Vereadores e comissão entregam projeto de criação de Conselho da Pessoa com Deficiência

12/04/2011 10:30:00

Os vereadores Alexandre Pereira (PT) e Gilzete Moreira (PSB) participaram da comissão especial que entregou ao prefeito Guilherme Menezes o anteprojeto para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A elaboração do documento é o resultado das discussões sobre políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência em Vitória da Conquista.

A comissão também é formada pelo presidente da Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE), José Arcanjo Dias; da diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Daisy Placha Soares e do representante do Núcleo de Inclusão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Adalberto Bueno Gutierrez.

O prefeito Guilherme Menezes afirmou que a proposta de criação do Conselho é louvável e garantiu encaminhar o Projeto de Lei à Câmara de Vereadores. Para Daisy Placha Soares, diretora da APAE, a criação do Conselho é um grande avanço na garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

De acordo com o vereador Alexandre Pereira, o Conselho é fruto de uma deliberação da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, sendo extremamente importante para integrar as políticas públicas implementadas no município. O vereador Gilzete Moreira ressaltou a importância do apoio do Executivo, afirmando que “tem certeza de que o Conselho será implantado, já que houve uma receptividade muito grande por parte do Prefeito”.

Outra reunião entre a comissão e os representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde será  agendada, com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema até chegar-se a uma versão final do Projeto de Lei a ser encaminhado pelo Prefeito à Câmara de Vereadores.