31/03/2011 11:00:00
A Comissão de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Ademir Abreu (PT), Luciano Gomes (PR) e Gilzete Moreira (PSB) esteve em audiência com o secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, com o objetivo de apresentar as dificuldades na área da saúde pública no município, especialmente os problemas envolvendo o atendimento no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
Segundo o vereador Ademir Abreu, presidente da Comissão, mesmo com a reforma e melhoria na infraestrutura do hospital, houve um aumento significativo na demanda, o que causa superlotação, especialmente no pronto socorro. “Mais de 50% dos pacientes são de outras cidades”, ressalta o vereador.
Ainda de acordo com o parlamentar, o secretário Solla garantiu a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), anexo ao HGVC, além da reforma e ampliação do número de leitos. “É compromisso do Governo do Estado a ampliação do Hospital de Base”, afirmou, destacando a ampliação dos procedimentos de alta complexidade oferecidos pelo HGVC.
O vereador Gilzete Moreira afirmou que os problemas envolvendo o HGVC sempre foram motivo de preocupação dos vereadores. “O secretário Jorge Solla percebeu a necessidade urgente da execução das obras de reforma do hospital”, disse, ressaltando a maneira cordial com que a Comissão de Saúde foi recebida.
“A saúde em Vitória da Conquista é uma preocupação de toda a população, por isso fomos cobrar do Governo do Estado maior atenção para com o HGVC”, disse o vereador Luciano Gomes, que declarou-se satisfeito com a postura comprometida do secretário Jorge Solla.
Também participaram da audiência o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Wasghinton Couto e a sub-secretária de saúde, Suzana Ribeiro.
Abastecimento de água potável como estratégia de promoção da saúde - O presidente da Comissão, vereador Ademir Abreu, também participou de reunião com o chefe de gabinete da presidência da Embasa, Luiz Teles, solicitando o abastecimento de água potável para o povoado de Veredinha. “A população carece de água até para beber. Vamos acionar o gerente regional da Embasa para estudar uma forma viável para viabilizar o abastecimento”, disse.
Abreu também participou de reunião com o diretor de operações da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB), Jorge Luiz Gonçalves Farias, com o objetivo de discutir a construção de uma barragem de abastecimento do povoado de Poço Comprido. Segundo o parlamentar, um novo projeto será elaborado para que a licitação de execução da obra seja aberta . “Os recursos já estão garantidos por meio de aticulação do Ministro Aafonso Florence”, disse o parlamentar.