25/03/2011 14:00:00
O presidente da Câmara, Vereador Fernando Vasconcelos (PT), acompanhado dos vereadores Beto Gonçalves (PV), Gilzete Moreira (PSB),Gildásio Silveira (PT) e Joel Fernandes (PTN), estiveram nesta quinta-feira, (24), no lançamento do Portal da Transparência, que aconteceu no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
A solenidade contou ainda com a presença do prefeito Guilherme Menezes, da secretária municipal da Transparência e do Controle, Nadjara Régis, o ex-ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires e de vários representantes da sociedade civil. Durante o lançamento, foi apresentada outra novidade: o Sistema Municipal de Gestão de Convênios/Simgesc, uma programa que será utilizado internamente para alimentar o Portal da Transparência e organizar as informações sobre os convênios.
O Prefeito Guilherme Menezes, destacou a importância dessa ferramenta que é fundamental para a construção da democracia, o portal estará gerando informações, transparência e clareza na aplicação dos recursos públicos. Convênios, despesas, receitas, tudo estará a disposição da população através do endereço www.transparenciaconquista.ba.gov.br, basta acessar e acompanhar como os recursos públicos estão sendo aplicados.
Para Fernando Vasconcelos (PT), é uma demonstração clara de como têm sido aplicadas as receitas da prefeitura em obras que beneficiam a população. “Uma forma transparante, onde a população através de um click no computador pode ter acesso as contas da prefeitura”, afirmou.
A secretária municipal da Transparência e do Controle, Nadjara Régis, apresentou o funcionamento do portal para as centenas de pessoas presentes, destacando que a transparência em todas as ações sempre foi uma das metas do Governo Municipal. “Essa política foi iniciada a partir do diálogo direto com a população, através dos conselhos municipais. Toda aplicação e deliberação sobre os recursos públicos passou a ser discutida com a comunidade. Esse é o grande aspecto de transparência e controle do nosso projeto político”. Afirmou Régis.
Foto: Emanuel / Nem Moraes