21/03/2011 09:10:00
Aconteceu na última sexta-feira (18), no plenário Vereadora Carmem Lúcia, audiência pública para discutir a possibilidade de Vitória da Conquista ser um Centro de Treinamento da Copa do Mundo de 2014. A audiência contou com a presença do secretário Extraordinário para Assuntos da Copa 2014 na Bahia, Ney Campelo, que destacou é preciso investir em infraestrutura, especialmente no aeroporto e rede hoteleira, além de treinamento de pessoal.
Campelo ressaltou a mobilização que está sendo feita para que Conquista seja escolhida pela FIFA e Comitê Organizador Local (COL) como Centro de Treinamento. “A Copa é uma grife, que mobiliza a autoestima da população.Vou torcer por Conquista. A cidade reúne todas as condições: tem estética e toda capacidade de receber. Vamos aguardar o desenvolvimento dos projetos e a decisão da FIFA”, declarou.
Segundo Elias Dourado, chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, no mês de julho haverá o lançamento da licitação para construção do novo aeroporto em Vitória da Conquista, o que poderá favorecer a escolha do município como Centro de Treinamento da Copa.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que o Legislativo está empenhado na campanha para que a cidade seja escolhida, junto com a Prefeitura, UESB e empresários local. “Esta audiência é uma união de esforços para que este sonho se torne realidade. Conquista é uma cidade unida e organizada, que tem um povo que acredita em seu potencial”, disse.
“O Governo Municipal irá se esforçar ainda mais no sentido de cumprir as metas colocadas pela Secretaria da Copa, juntamente, com todo empresariado local e toda a população. Temos as condições, a vontade e esse engajamento do setor público e privado para que esta cidade acolha algum evento da Copa”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.
Para o vereador Hudson Castro (PCdoB), que fez parte da mesa de discussão, é importante a mobilização de todos para que o município seja escolhido pela FIFA. “Vitória da Conquista é uma cidade acostumada com desafios, uma cidade acolhedora, que sempre soube romper barreiras. Com certeza, com a união de todos, este sonho vai se tornar realidade”, afirmou.
O deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB) ressaltou a união das bancadas de oposição e situação para que a cidade seja escolhida como Centro de Treinamento. “Conquista tem clima favorável e um povo maravilhoso. Com certeza vamos lutar para que a cidade receba a infraestrutura necessária”, disse.
Também esteve presente no evento os vereadores Joel Fernandes (PTN), Gildásio Silveira (PT), Hermínio Oliveira (PDT) e Beto Gonçalves (PV), além do deputado federal Edson Pimenta; o vice-prefeito Ricardo Marques; o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Paulo Roberto Pinto; representantes de faculdades privadas; representantes dos times profissionais, jornalistas e secretários municipais.