Imagem Dia Municipal da Cultura é celebrado em sessão solene

Dia Municipal da Cultura é celebrado em sessão solene

15/03/2011 09:00:00

A Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira (14), sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, instituído pela Lei 1.367/2006, com o objetivo de fomentar a cultura em seus mais variados aspectos. O dia 14 de março foi escolhido por ser a data do nascimento do cineasta Glauber Rocha.

O maestro João Omar de Carvalho Mello, que representou o compositor Elomar Figueira Mello, afirmou que a honraria prestada ao compositor é um marco na valorização dos artistas conquistenses. “É preciso que a população saiba reconhecer os valores da terra”, disse, agradecendo a Câmara pela homenagem.

Já o poeta Carlos Jehovah, presidente da Casa da Cultura, destacou o que chamou de “mística poética que paira sobre Vitória da Conquista”. O poeta afirmou que a manifestação artística, tão peculiar aos conquistenses, tem base na história da formação da própria cidade. Citou personalidades que marcaram a história no cenário artístico conquistense e questionou a atuação dos artistas da atual geração.

Para Carlos Moreno, presidente do Conselho Municipal de Cultura, Vitória da Conquista tem o privilégio de contar com artistas talentosos e reconhecidos internacionalmente, como o compositor Elomar Figueira Mello, o poeta  Carlos Jehovah, o maestro João Omar, dentre outros. “Conquista é uma terra que, a cada ano que passa, revela novos valores”, declarou, salientando a importância dos projetos culturais organizados no município.

Rafael Rolim, coordenador do Clube de Cinema Fora do Eixo, ressaltou a importância do fomento da cultura conquistense, que vem se destacando no cenário nacional, em diversos segmentos. Rolim enfatizou a realização da Primeira Semana do Audiovisual de Vitória da Conquista, organizado pela UESB. “É um campo muito fértil para trabalhar. Conquista tem uma vocação histórica para o cinema”, disse.

O presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo, Mateus Damasceno, afirmou que    a sessão realizada pela Câmara foi fundamental, pois conseguiu criar uma interlocução entre  poder público,   UESB e sociedade. “Conquista é referência de audiovisual na Bahia”, afirmou, destacando a importância da obra do cineasta Glauber Rocha.

Paloma Rocha,  presidente da Associação Amigos do Tempo Glauber, se declarou emocionada em participar da sessão que homenageou o compositor Elomar Mello. Paloma, que é filha de Glauber Rocha, destacou a restauração da obra inédita do cineasta, como o filme Leão de Sete Cabeças, gravado na África em 1970. “O Glauber está presente entre nós, emprestando sua capacidade de reunir pessoas para assistir e pensar o cinema”, declarou.

O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, afirmou que, em outros locais, Conquista é reconhecida pelo artistas de notoriedade internacional, como o compositor Elomar Mello e o maestro João Omar. Felício destacou, também, a homenagem que a Câmara prestou à Casa da Cultura, ressaltando que a entidade tem trabalhado pela difusão e valorização da cultura local.

Último a usar a tribuna, o vice-prefeito Ricardo Marques afirmou que Conquista é conhecida pela sua riqueza cultural, manifestada em suas mais variadas formas. Marques parabenizou a Câmara pela sessão em celebração ao Dia Municipal da Cultura e salientou a importância da valorização da cultura local por meio do teatro, cinema e música. Citou projetos como Fechando o Beco, Natal da Cidade, São João, dentre outras, “que fomentam a cultura no município”.

Live Online
 PodCast