22/11/2010 15:00:00
O Dia da Consciência Negra foi celebrado em Vitória da Conquista com a realização do evento cultural “O grito da Resistência” neste sábado (20) na Praça Nove de Novembro. A programação incluiu apresentações de grupos de capoeira e Hip Hop, além de serviços gratuitos como salão de beleza. O evento foi promovido numa parceria do mandato do vereador Beto Gonçalves (PV) com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Núcleo de Promoção da Igualdade e o Conselho das Comunidades Quilombolas.
Para o vereador Beto Gonçalves é preciso resgatar a cultura afro, valorizando a dança, a culinária, a história e principalmente as pessoas que fazem parte dela. “Com esse evento, nós procuramos mostrar para a comunidade conquistense a quantidade de negros na cidade e incentivá-los a assumir sua negritude”, destacou.
No Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares – ícone da luta pela abolição da escravatura. A data é uma oportunidade para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral e a luta pela igualdade de direitos entre negros e brancos.