Imagem Vereadores prestigiam solenidade de assinatura da ordem de serviço para projeto do novo aeroporto

30/08/2010 16:50:00

O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), participou, na manhã desta segunda-feira (30), da solenidade que marcou a assinatura da ordem de serviço para elaboração do projeto do novo aeroporto de Vitória da Conquista. A cerimonia contou ainda com a presença do prefeito Guilherme Menezes, dos  Secretários Estaduais de Infraestrutura, Wilson Brito, e de Relações Institucionais, Emilson Piau; o diretor geral do Derba, Berchris Moura, a coordenadora de projetos do Derba, Anna Cristhina Cruz, e o representante da Croncremat, Isaldo Santana.

O novo aeroporto será construído numa área de 600 hectares, situada no sentido Vitória da Conquista-Rio de Janeiro, nas proximidades da localidade conhecida como Pé de Galinha. O investimento estimado para a construção deste equipamento é de 80 milhões de reais.

O projeto do novo aeroporto será elaborado pela Concremat, empresa que venceu a licitação para realizar os estudos preliminares para implantação do equipamento. Após conclusão desse trabalho, o projeto técnico será submetido à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil/ANAC. A partir de então, o Estado assinará um convênio com o Governo Federal e em seguida abrirá licitação para selecionar a empresa que ficará responsável pela parte estrutural da obra.

Para o secretário Wilson Brito, a construção do novo aeroporto demonstra a preocupação que o Governo do Estado tem tido em recuperar a infraestrutura aeroportuária da Bahia. "Até 31 de dezembro de 2010, teremos aproximadamente 5 mil quilometros de rodovias recuperadas, dos 80 aeroportos e aeródromos, 21 estão em processo de recuperação e Vitória da Conquista é uma das prioridades,  estamos trabalhando também para viabilizar o aeroporto internacional de Ilhéus, recuperar o aeroporto de Porto Seguro. Temos ainda, projetos para os aeroportos de Barreiras e Luiz Eduardo”, disse.

Já o secretário Emilsom Piau, enfatizou que a obra “é um marco inicial de um processo irreversível do desenvolvimento de Vitória da Conquista. O aeroporto  traz novos vetores de desenvolvimento, abrindo oportunidade para cargas, novos vôos, turismo de eventos, atração de ensino superior,  utilizando as potencialidades regionais para gerar um novo desenvolvimento e novas possibilidades de investimentos”.

O prefeito Guilherme Menezes afirmou que “o novo aeroporto é uma demanda de muito tempo e a assinatura desta ordem de serviço é um passo muito importante para que num futuro próximo, Conquista possa ter esse equipamento para atender as demandas da cidade e região”.

Para Gildásio Silveira, “Vitória da Conquista, construiu esse momento através das suas lideranças e da sociedade civil organizada e com as participações dos governos municipal e estadual". "A Câmara teve um papel importante e continuará discutindo esse momento ímpar que a cidade celebra com a assinatura dessa ordem de serviço para elaboração do projeto do novo aeroporto” afirmou.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço contou ainda com a presença dos vereadores,  Fernando Jacaré (PT), Álvaro Pithon (DEM), Ademir Abreu (PT), Herminio Oliveira (PDT), Vivi Mendes (PT), Néu do Gás (PSB), Beto Gonçalves (PV), Gilzete Moreira (PSB) e Luciano Gomes (PR), secretários, coordenadores e  gerentes da administração municipal, além de diversos prefeitos da região.

Maio 2024