Imagem Sessão especial discutiu políticas públicas para taxistas

Sessão especial discutiu políticas públicas para taxistas

27/08/2010 10:00:00

A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (27), sessão especial para discutir políticas públicas para os taxistas que atuam em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Fernando Jacaré (PT) e discutiu, dentre outras coisas, a regulamentação de pontos; concessão de alvarás; financiamento de veículos pelo DESEMBAHIA, Banco do Brasil e Caixa Econômica; segurança pública e fiscalização.

Segundo o vereador Fernando Jacaré, um dos principais problemas enfrentados pelos taxistas é a falta de segurança, o que resulta em constantes assaltos. O parlamentar afirmou que os taxistas têm um importante papel no crescimento da cidade e precisam ser incluídos nas políticas públicas em nível municipal. “É importante acompanharmos as dificuldades enfrentadas pela categoria”, disse, ressaltando o posicionamento contrário da Câmara em relação à regulamentação do mototáxi.

Agnaldo Mendonça, presidente da Associação de Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Vitória da Conquista, afirmou que a regulamentação do serviço de mototáxi poderia aumentar os índices de acidentes de trânsito. Ressaltou a postura da Câmara em não aprovar o serviço, o que protegeu a população conquistense.
Sobre a violência, Mendonça afirmou que a Polícia Militar tem desenvolvido um bom trabalho, realizando constantes blitzes com o objetivo de reduzir o número de assaltos. “Hoje não sabemos se a pessoa que entra no táxi é um passageiro ou um  assaltante”, disse, solicitando a liberação da bandeira dois, no mês de dezembro.

Segurança – Sobre as questões envolvendo a segurança pública, o Major Vasconcelos afirmou que serão instaladas bases comunitárias nos bairros, com o objetivo de proporcionar maior segurança para a população. “A Polícia Militar é parceira da Câmara e tem se empenhado para reduzir os índices de criminalidade em Vitória da Conquista”, ressaltou.

Financiamento - Leido Lemos, gerente do Banco do Brasil, falou sobre a linha de crédito especial para taxistas, em vigor desde setembro de 2009. Segundo Lemos, a linha de crédito financia até 90% do valor do veículo, com juros de 4% ao ano. “Qualquer taxista pode solicitar o financiamento”, disse.

Paulo Vanderlei, representante da Caixa Econômica Federal, destacou a linha de financiamento da Caixa. “Temos crédito especial com baixas taxas de juros e prazos elásticos”, afirmou, salientando que o banco também disponibiliza financiamento de casas e apartamentos.

Mobilidade urbana - Já Luiz Alberto Moreira, secretário Municipal de Transporte, destacou que tanto o transporte individual quanto coletivo têm que se adequar à política de mobilidade urbana do município. Moreira informou que a ainda em 2010 será aberta a licitação para o transporte público, que passará por algumas transformações.
O secretário afirmou que a qualidade no serviço prestado pelos taxistas cresceu consideravelmente nos últimos anos, o que reflete no reduzido número de reclamações recebidas pela Prefeitura. Moreira condenou os serviços prestados pelo transporte clandestino e a regulamentação do sistema de mototáxi. “Temos em Conquista uma das melhores frotas da Bahia”, disse.
O remanejamento de pontos também foi comentado pelo secretário, que reconheceu que o sistema precisa de melhorias, apesar dos avanços já alcançados.

Nilson Costa Pinheiro, ex-presidente do Sindicato dos Taxistas, destacou a importância do trabalho dos taxistas conquistenses. Parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transportes e criticou a burocracia do Banco do Brasil para com a concessão de crédito especial para taxistas. Pinheiro também denunciou a atuação ilegal de determinados taxistas, que circulam com alvarás de outras cidades.

Maio 2024