07/07/2010 10:30:00
A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (7), sessão mista para celebrar o Dia do Bombeiro Brasileiro. O Corpo de Bombeiros da Bahia faz parte da corporação da Polícia Militar e tem por missão contribuir na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas e resgate a vítimas de acidentes. O Dia do Bombeiro é comemorado em 2 de julho, data foi decretada oficial no Brasil desde 1954.
A sessão foi uma iniciativa do vereador Gilzete Moreira (PSB) e homenageou os bombeiros que atuam em Vitória da Conquista. Para o parlamentar, a sessão foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros. Moreira fez um resgate histórico da criação do Corpo de Bombeiros no Brasil e em Vitória da Conquista, ressaltando que o trabalho desenvolvido pela corporação é digno de aplauso.
“É importante reconhecer a coragem e destemor dos bombeiros que servem a nossa cidade e região”, declarou, salientando que a principal missão dos bombeiros é salvar vidas e prestar apoio em ocasiões em que a população enfrenta situações de risco. Moreira afirmou que o trabalho de excelência desenvolvido pelos bombeiros contribui para o alto índice de credibilidade que a corporação tem na sociedade.
O Sgto. Cincinato José Moraes Junior, do 7o Grupamento de Bombeiros Militar, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e destacou o trabalho realizado pelos bombeiros em Vitória da Conquista, que atuam no município desde 1998. Junior salientou a missão dos bombeiros, especialmente em atividades de defesa civil. “Estamos sempre prontos para atender as ocorrências que envolvem risco de vida”, disse.
A formação de turmas de bombeiros voluntários também foi destaque no discurso de Junior. Para o sargento, é importante que a população esteja próxima das ações desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros, seja por meio de palestras, parcerias com empresas privadas ou eventos como a tradicional Corrida do Fogo.
A Ten. Soraia Santos das Neves afirmou que o número de bombeiros em Vitória da Conquista é insuficiente diante da demanda. Neves cobrou o aumento do efetivo e mais investimentos no Corpo de Bombeiros.
Para a Ten. Taíse Rocha, a sessão em homenagem aos bombeiros foi o reconhecimento de um trabalho árduo desenvolvido por pessoas que se doam pelo bem estar da população. Rocha enfatizou as dificuldades enfrentadas como o reduzido efetivo e falta de investimentos.
O Cap. Valdir Ferreira, sub-comandante do 7o Grupamento de Bombeiros Militar, afirmou que, apesar de Vitória da Conquista ter o menor efetivo da Bahia, desenvolve um trabalho de excelência, reconhecido por todos. “Somos a única cidade da Bahia que não possui uma ambulância”, disse. Ferreira solicitou dos vereadores apoio para que o efetivo em Conquista seja ampliado e mais recursos sejam destinados para a corporação.