Imagem Parlamentares prestam homenagem a ex-vereadora Ilza Matos

Parlamentares prestam homenagem a ex-vereadora Ilza Matos

28/05/2010 12:00:00

A sessão especial que homenageou a vereadora Ilza Matos contou com a presença de dezenas de amigos, familiares e admiradores da homenageada. O vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou a importância política da homenageada para Vitória da Conquista. Citou a família de Ilza Matos, em especial seus filhos e netos, que sempre foram a base de sustentação para que a mesma atuasse na política. “Ilza é um grande exemplo para todos nós. Ela merece muito mais do que esta homenagem diante de sua trajetória política”, declarou.

O vereador Néu do Gás (PSB) também ressaltou a importância política de Ilza Matos, afirmando que é motivo de orgulho fazer parte de uma legislatura que tem homenageado políticos que contribuíram para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. O parlamentar destacou que Matos foi vereadora numa época em que os vereadores não eram remunerados. “Se Conquista é uma cidade desenvolvida hoje, agradecemos a políticos do passado, que deram a sua vida pelos interesses da cidade”, disse.

Para o vereador Hermíno Oliveira (PDT), os ex-vereadores merecem homenagens como a prestada a Ilza Matos, que lutou pelo desenvolvimento de Conquista. O parlamentar parabenizou os vereadores Luciano Gomes (PR) e Ademir Abreu (PT) pela iniciativa em homenagear Ilza Matos.

O vereador Jean Fabrício (PCdoB) também homenageou a ex-vereadora Ilza Matos e ressaltou que a mesma exerceu seus mandatos em pleno regime militar, o que demonstra sua coragem e determinação enquanto política. “Ela tem uma importância histórica para nossa cidade”, declarou, ressaltando que nos dias atuais Vitória da Conquista também conta com políticos competentes e comprometidos com o bem estar da população.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou a presença feminina na Câmara, espaço ainda dominado pelos homens. Para Rocha, a mínima representação da mulher é o reflexo de um comportamento de exclusão de gênero que se reflete na política. Rocha ressaltou o movimento feminista, que ofereceu condições para que as mulheres conquistassem direitos legais e passassem a disputar cargos eletivos públicos. “Parabéns a Ilza Matos, que foi uma das primeiras mulheres a ocupar uma cadeira nesta Casa”, disse.

O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), afirmou que a Câmara tem cumprido seu papel ao homenagear políticos que atuaram no passado. Destacou que Ilza Matos foi figura ilustre na história recente de Conquista. “Esta Casa reconhece a importância de Ilza Matos”, disse, ressaltando que a homenagem prestada contou com o apoio de todos os vereadores. Gonçalves afirmou que a trajetória de Matos é um marco na história de Vitória da Conquista.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), agradeceu a presença dos ex-vereadores na sessão especial e afirmou que Ilza Matos é uma mulher guerreira e vitoriosa em sua vida pública. Rebouças criticou duramente o Governo do Estado pela inoperância diante da violência e criminalidade em Conquista. O parlamentar lamentou a postura do governador Jaques Wagner por não investir na Polícia Militar e negligenciar a saúde pública.
O parlamentar declarou seu apoio à nomeação do professor Paulo Roberto como reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ressaltou que o governador Wagner deve respeitar a decisão democrática da comunidade acadêmica da universidade.

Câmara está empenhada em resgatar a história política da cidade - O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou os vereadores Luciano Gomes e Ademir Abreu pela iniciativa em homenagear a ex-vereadora Ilza Matos. “A Câmara tem resgatado a história da cidade”, disse o parlamentar, salientando a necessidade da criação de uma galeria com a fotografia e biografia de todos aqueles que contribuíram com a história de Vitória da Conquista.
Silveira destacou os avanços que a cidade experimentou nos campos de saúde e educação e ressaltou que tal crescimento é fruto da contribuição de muitos que trabalharam pelo desenvolvimento da cidade.  “A cidade é construída por muitas mãos. O trabalho que Ilza iniciou, teve continuidade nas legislaturas posteriores”, declarou, enfatizando sua alegria em poder homenagear uma figura tão ilustre quanto Matos.
Ainda em seu discurso, Silveira afirmou que hoje os desafios da Câmara são outros, como a construção do novo aeroporto e da barragem do rio Pardo. Destacou que o país vive um momento de franco desenvolvimento, fruto de uma política econômica efetiva, liderada pelo presidente Lula. “Temos certeza que teremos uma mulher como próxima presidente”, concluiu.

Outubro 2024