Imagem Sessão especial homenageou ex-vereadora Ilza Matos

Sessão especial homenageou ex-vereadora Ilza Matos

28/05/2010 11:00:00

A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (28),  sessão especial em homenagem a ex-vereadora Ilza Viana Matos. A homenagem foi uma iniciativa dos vereadores Luciano Gomes (PR) e Ademir Abreu (PT), e contou com a presença de autoridades locais, familiares e amigos da homenageada.
Ilza Viana Matos nasceu no dia 31 de março de 1937, na cidade de Salvador. Mudou-se para a Vitória da Conquista em 1960 para trabalhar como dentista, perita do INSS e professora do Instituto de Educação Euclides Dantas. Foi eleita pela primeira vez em 1972, assumindo a legislatura de 1973 a 1976, na gestão do então prefeito Jadiel Matos. Política atuante, foi reeleita por mais duas vezes, atuando como parlamentar até 1988.
Nos três mandatos que exerceu, Ilza Matos ocupou a presidência da Câmara pelo período determinado pelo Regimento Interno da Casa. Sua vida pública foi marcada pela competência, seriedade e postura ética diante da responsabilidade em representar a população conquistense no Legislativo municipal.

O vereador Luciano Gomes (PR) afirmou que conheceu a história de Ilza Matos por meio da assessora parlamentar Bia Oliveira, o que motivou a realizar a homenagem. Gomes ressaltou a aproximação que teve com Matos e agradeceu a todos os que contribuíram para que a sessão especial acontecesse. “Momentos como este são ímpares em nossas vidas”, declarou. O parlamentar fez um breve resgate histórico da atuação da homenageada como vereadora e dentista, destacando sua simpatia e firmeza, características marcantes de Matos.

Para o vereador Ademir Abreu (PT), Ilza Matos tem uma história que dignifica a política brasileira. O parlamentar ressaltou que a homenageada foi eleita para o primeiro mandato no auge da ditadura militar e lutou pela democracia durante sua vida pública. “Sempre teve uma posição firme, o que fez dela uma vereadora de reconhecimento nacional”, disse.

O ex-vereador Humberto Flores afirmou que Ilza Matos sempre foi conhecida como uma mulher dinâmica e competente, que soube conduzir a presidência da Câmara, com excelência, por três vezes. Ressaltou que sua vida política, na década de 1970, teve a influência da articulação da homenageada. Flores citou nomes de ex-vereadores que compuseram legislaturas passadas e marcaram a vida política conquistense.

Hélio Silveira Dias, também ex-vereador, destacou que se Vitória da Conquista é hoje a capital do Sudoeste da Bahia, é fruto do trabalho de políticos e empresários que atuaram por décadas passadas, lançando as bases para o desenvolvimento do município. Dias agradeceu a Câmara pela iniciativa em homenagear Ilza Matos. “Desejo saúde e paz para tão importante vereadora”, afirmou.

O ex-vereador Jordaens Rodrigues, que também participou da homenagem, afirmou que já disputou a presidência da Câmara com Ilza Matos, porém foi derrotado. Rodrigues reconheceu a competência de Matos e relembrou fatos da política local das décadas de 1970 e 1980. “Parabenizo ao vereador Luciano Gomes pela iniciativa em prestar a homenagem”, declarou.

Já Florisvaldo de Oliveira Leite, também ex-vereador, salientou que Ilza Matos foi a primeira mulher a ser presidente da Câmara. Ressaltou a perseguição sofrida pelo regime militar e destacou a atuação do ex-prefeito Pedral Sampaio. Em seu discurso, Leite solicitou dos vereadores empenho para que o distrito de José Gonçalves seja emancipado.

O ex-deputado federal  Elquisson Soares salientou a coragem e inteligência de Ilza Matos, que se destacou na época em que foi presidente da Câmara. Soares também citou nomes de outras personalidades políticas que passaram pelo Legislativo e deixaram contribuição decisiva na história do desenvolvimento de Vitória da Conquista. O ex-vereador criticou o cenário político conquistense atual, ressaltando que “a cidade se transformou em um túmulo” no que diz respeito à independência política.

O ex-prefeito Pedral Sampaio resgatou a história política de Vitória da Conquista, afirmando que Ilza Matos foi uma voz altiva e corajosa na época em que exerceu cargo eletivo. Sampaio comemorou o crescimento da cidade e cobrou a construção de um novo aeroporto e um porto seco para Conquista, “o que vai impulsionar o desenvolvimento do município e região”. Criticou o Governo do Estado pela inoperância diante das demandas da Bahia e sugeriu que os vereadores da atual gestão da Câmara tenham independência no exercício parlamentar.

Outubro 2024