Imagem Vereadores destacam importância da UESB para região

Vereadores destacam importância da UESB para região

26/05/2010 11:10:00

Na sessão especial em homenagem aos 30 anos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou o professor Paulo Roberto Pinto pela vitória na última eleição para reitor. Pithon destacou que espera que o governador Jaques Wagner nomeie o vencedor nas eleições. “Vamos apoiar nosso reitor Paulo Roberto”, declarou. O parlamentar fez um breve resgate histórico da fundação da UESB, ressaltando o importante papel desempenhado pela mesma no cenário regional e estadual.

Já o vereador Hermínio Oliveira (PDT), desatacou os avanços da UESB nos últimos anos, especialmente na expansão dos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Para o vereador, a grande procura pelos cursos de graduação da UESB é a prova da qualidade dos professores e resultado dos investimentos feitos ao longo destes 30 anos. Oliveira parabenizou o reitor Abel Rebouças pelo trabalho realizado e destacou a importância dos investimentos em comunicação. “Sem sombra de dúvidas a UESB desempenha um papel importante em nossa região”, disse.

Para o líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), a UESB desempenha papel de destaque no processo de desenvolvimento de Vitória da Conquista. Gonçalves fez um resgate histórico da instituição, afirmando que as ações da UESB nos campos de ensino, pesquisa e extensão contribuem, decisivamente, na valorização econômica da região Sudoeste. “A UESB tem contribuído muito com nosso mandato”, declarou.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) também parabenizou a UESB pelo trabalho de excelência realizado ao longo dos últimos 30 anos. Rocha enfatizou a importância da educação como meio de emancipação do ser humano. “Esta universidade está comprometida em manter sua integridade e lutar por uma sociedade melhor”, disse, destacando os desafios que a UESB enfrenta para continuar oferecendo ensino de qualidade. A parlamentar defendeu a nomeação do professor Paulo Roberto Pinto, vencedor da eleição para reitor.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que sente orgulho por ter participado da história da fundação da UESB. Destacou nomes de professores que participaram, efetivamente, da luta pela construção de uma universidade pública e de qualidade. “Foi uma época difícil, em que muita gente nem acreditava no sucesso da UESB”, disse.
Rebouças prestou homenagem especial aos professores e ex-alunos que sempre lutaram por uma universidade pública de qualidade. O parlamentar defendeu a nomeação do professor Paulo Roberto. “Devemos respeitar a democracia e garantir que a reitoria continue no campus de Vitória da Conquista”, disse.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que o desenvolvimento da UESB contribui para os avanços sociais, políticos e econômicos de Conquista e região. Salientou que, a partir da UESB, a cidade se transformou em um referencial no Ensino Superior, numa prática de parceria entre o ensino público e privado.
Pereira salientou que muitas pessoas que compõem altos cargos nos governos municipal e estadual têm origem na UESB. O parlamentar homenageou professores e funcionários que lutaram pela construção de uma universidade de qualidade, que é referência para toda a Bahia. “Os cursos de nossa universidade têm qualidade. Temos certeza que continuaremos avançando”, disse.

O vereador Luciano Gomes (PR) também destacou a importância da UESB no desenvolvimento regional e defendeu a implantação dos cursos pré-vestibulares nas comunidades rurais. Gomes  afirmou que o professor Paulo Roberto deve ser nomeado como reitor, pois esta foi a vontade expressa pela comunidade acadêmica na última eleição.

O vereador Joel Fernandes (PTN) lamentou a falta de oportunidade que teve em estudar na UESB e destacou o papel fundamental da universidade na vida de jovens alunos que ingressam no Ensino Superior. O parlamentar enfatizou a contribuição social e econômica que a UESB dá a Vitória da Conquista e região. Fernandes também defendeu a nomeação de Paulo Roberto para reitor.

O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que sempre defendeu a democracia e a decisão da maioria. O parlamentar declarou apoio ao professor Paulo Roberto, defendendo sua nomeação para reitor da UESB, já que o mesmo venceu as eleições realizadas na universidade nos campus de Conquista e Itapetinga.
Para Silveira, o processo democrático deve ser respeitado e o resultado da eleição deve ser considerado pelo governador Jaques Wagner. “Se fosse um processo de indicação, não seria necessário a eleição. Em respeito à Vitória da Conquista e à democracia, o professor Paulo deve ser nomeado”, declarou.

Outubro 2024