Imagem Vereadores comentam reivindicações dos moradores de Inhobim

Vereadores comentam reivindicações dos moradores de Inhobim

Arquivo

24/05/2010 10:00:00


Na sessão itinerante que aconteceu no distrito de Inhobim, na noite da ultima sexta-feira (21), o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou a visita de Paulo Souto (candidato ao governo estadual) a Vitória da Conquista.  Pithon destacou a atuação de Souto em Inhobim e defendeu a emancipação do distrito. “O governador Paulo Souto e o deputado Clóvis Ferraz têm lutado pela emancipação de Inhobim. Este distrito já passou do tempo de ser emancipado”, declarou, ressaltando que com a municipalização, a localidade vai ser capaz de captar mais recursos.
Ainda em seu discurso, Pithon lamentou a postura dos guardas de trânsito que dão segurança aos carros forte do Banco do Brasil. O parlamentar condenou tal prática, ressaltando que esta não é a função dos agentes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (SIMTRANS).

Já o vereador Vivi Mendes (PT), ressaltou sua origem na zona rural, o que lhe proporcionou conhecer os principais problemas enfrentados pelo homem do campo. O parlamentar destacou seu prazer em participar das sessões itinerantes que acontecem na zona rural e comentou as reivindicações dos moradores de Inhobim.
Mendes defendeu a construção da barragem do rio Pardo, o que vai impulsionar a agricultura na região de Inhobim e melhorar o abastecimento de água em Vitoria da Conquista. “Vamos levantar a discussão para chamar a atenção das autoridades”, declarou. O parlamentar também defendeu a municipalização do distrito, o que, em sua avaliação, vai favorecer o desenvolvimento do local.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) salientou que seu mandato é atuante na zona rural. A parlamentar afirmou que foi no Governo Paulo Souto que a estrada que liga Inhobim a Vitória da Conquista foi asfaltada, bem como algumas ruas do distrito. Também ressaltou a ação do ex-deputado Coriolano Sales, especialmente na implantação da extensão do Ensino Fundamental em Inhobim.
Rocha enfatizou que os vereadores são limitados em seu poder de atuação, já que apresentam indicações à administração municipal e ao governo estadual, porém os mesmos não as executa. A vereadora lamentou a falta de um sistema de saneamento básico na localidade e defendeu a emancipação dos distritos de Inhobim, José Gonçalves e Bater Pé. “Por causa do descaso do poder público municipal, eu defendo a municipalização”, disse.
A parlamentar teceu duras criticas ao Governo do Estado “que investe recursos em publicidade dos programas Água para Todos e Luz para Todos, o que não condiz com a realidade da zona rural”. Rocha cobrou a implantação de um abastecimento de água tratada, como estratégia para prevenção de doenças.

O vereador Ademir Abreu (PT) destacou a participação de membros das associações de moradores de Veredinha e Inhobim na sessão, bem como os estudantes do Ensino Fundamental. Abreu afirmou que seu mandato sempre lutou pela inclusão social, defendendo a melhoria da qualidade de vida das populações da zona rural.
O parlamentar destacou a importância da organização da comunidade em associações para que as mesmas lutem por melhorias para os distritos e povoados. Ressaltou a importância de um sistema de abastecimento de água, saneamento básico, morada digna e pavimentação asfáltica.
Abreu lamentou o desmatamento em determinadas áreas rurais, porem destacou que os distritos de Inhobim e Cercadinho ainda preservam reservas de mata nativa. O vereador questionou o desmatamento para a plantação de eucaliptos, o que pode ocasionar desequilíbrio ecológico.  O vereador comentou sobre as ações do Governo Guilherme Menezes, afirmando que o mesmo priorizou a educação em Inhobim, com a construção de mais sete salas de aula que atendem o Ensino Fundamental nos três turnos, alem da extensão do Ensino Médio.
O patrolamento, cascalhamento e limpeza das estradas que dão acesso a zona rural também foram destacados pelo vereador. “O posto de saúde de Inhobim tem qualidade no atendimento. Estes são avanços do Governo Municipal”, declarou, também destacando os benefícios dos programas Água para Todos e Luz para Todos e a atuação do Governo Guilherme Menezes na captação de recursos para a implantação de adutora no rio Pardo.

Para o vereador Hermínio Oliveira (PDT), é importante a implantação de um sistema de água tratada para Inhobim. O parlamentar afirmou que no Governo Paulo Souto a barragem do rio Pardo começou a ser pensada, porem não houve avanço no governo posterior. O parlamentar cobrou segurança pública para o distrito e defendeu a construção da quadra poliesportiva.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) destacou a audiência pública que vai discutir a construção da barragem do rio Pardo e a segunda barragem no município de Barra do Choca. O parlamentar afirmou que o sistema de abastecimento de água atual não atende mais às necessidades de Vitória da Conquista. O parlamentar afirmou que mais uma escola será inaugurada no distrito de Barreiro do Rio Pardo.
Sobre as reivindicações apresentadas pelos moradores de Inhobim, Moreira sugeriu a presidência da Câmara a elaboração de um documento a ser encaminhado ao prefeito Guilherme Menezes, para que o mesmo tenha conhecimento das principais reivindicações feitas pelos moradores.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), disse que participou de audiência com o comando do 9o Batalhão da Policia Militar para debater sobre a situação de insegurança em que vive a população da zona rural. O parlamentar afirmou que uma reunião será realizada para ouvir as demandas da população.
Rebouças questionou a atuação do Governo Municipal em Inhobim ao longo dos 13 anos de mandato do PT, citando diversos benefícios que o distrito perdeu, como a casa de parto e o cartório. O vereador defendeu a emancipação do distrito, o que vai impulsionar o crescimento da região. Ressaltou que vai lutar por uma extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no distrito de Inhobim, com o objetivo de oferecer oportunidades para os estudantes que querem ingressar no Ensino Superior.
O vereador cobrou a construção da quadra poliesportiva, a implantação de um sistema de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário, além de investimentos em educação. “A Câmara de Vereadores não tem sido omissa, pois temos cobrado todas estas coisas ao Governo Municipal”, disse.

Já o presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), ressaltou a alegria da Câmara em realizar a sessão itinerante em Inhobim. Destacou a importância de ouvir as reivindicações das lideranças, o que proporcionou o debate, que interessa a população.
Silveira garantiu que as reivindicações dos moradores serão encaminhadas ao Executivo por meio e documento oficial da Câmara. “Os moradores não solicitaram  nada de luxo, mas serviços básicos que são fundamentais”, disse, enfatizando que os vereadores não podem fazer pronunciamentos criando falsas expectativas na comunidade.
O parlamentar afirmou que o papel da Câmara é ouvir a população e representá-la junto aos órgãos públicos. Ressaltou que está nas mãos da própria população o poder de escolher os políticos que a representam. Enfatizou os avanços importantes que foram conquistados, porém defendeu um debate permanente sobre as necessidades da zona rural.
Silveira salientou que a gestão do prefeito Guilherme Menezes prioriza a educação. Prova disso são as reformas e construção de novas escolas na zona rural. “E uma meta que até o final do governo não tenha escolas com telhas de zinco ou amianto”, disse.
“A Câmara vem a Inhobim com o propósito de levantar as demandas e ouvir a população. Muitas coisas dependem do Governo do Estado e dos deputados federais e estaduais. As reclamações dos moradores de Inhobim têm chegado a Câmara. Na medida do possível, o Governo Municipal vem atendendo a população da zona rural”, disse.
Ainda em seu discurso, Gildásio Silveira afirmou que o Governo Lula trouxe independência para o Brasil junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).  Afirmou que  o Programa Luz Para Todos gerou emprego e renda para os país, tirando mais de 12 milhões de famílias da escuridão. “Poucas localidade de Vitória da Conquista estão sem energia elétrica. Não se trata de favor, mas de direito da população”, disse.

O vereador Joel Fernandes (PTN) também destacou os investimentos em educação em Inhobim e comemorou a possibilidade da implantação do curso pré-vestibular na localidade. Fernandes afirmou que o distrito é desenvolvido e merece muito mais investimentos do poder público. Defendeu a municipalização de Inhobim, ressaltando que esta e uma prerrogativa do Governo do Estado. “Conquista não vai perder, pois terá o prazer de ver um de seus filhos emancipado”, disse.
Fernandes condenou os discursos que vendem ilusão para a população, especialmente nas questões que dizem respeito a construção da barragem do rio Pardo. O parlamentar destacou sua participação nas negociações que viabilizaram a pavimentação asfáltica da estrada que liga Inhobim a Vitória da Conquista. “Tenho o maior orgulho em afirmar que eu sentei com o governador para cobrar a pavimentação desta estrada”, disse.

O vereador Luciano Gomes (PR) lamentou a limitação da atuação dos vereadores, que só podem cobrar do poder público as demandas apresentadas pelos moradores, especialmente os da zona rural. O parlamentar cobrou a implantação de uma agência dos Correios nos distritos, investimentos na mecanização da pequena agricultura e melhorias na saúde pública. Ressaltou que tais assuntos foram abordados em reuniões em órgãos competentes na capital baiana.
Gomes salientou a luta do deputado estadual Jurandir Oliveira para o desenvolvimento da zona rural, como exemplo da criação do curso pré-vestibular para alunos da zona rural. “Vamos continuar trabalhando pelos interesses do homem do campo”, declarou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30