Imagem Vereadores destacam aplicação dos recursos da educação municipal

Vereadores destacam aplicação dos recursos da educação municipal

19/05/2010 11:50:00

Na sessão desta quarta-feira (19), que discutiu a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), o vereador Álvaro Pithon (DEM) ressaltou que os professores não são valorizados em sua profissão. Pithon comentou a denúncia feita por uma professora que afirmou ter sido perseguida quando teve seu direito de elevar de categoria negado. Para o parlamentar, os direitos da referida professora devem ser assegurados.
“Os vereadores desta Casa precisam tomar as devidas providências quanto à precariedade do transporte para alunos da zona rural”, acrescentou o vereador, parabenizando o secretário Municipal de Educação pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. Pithon criticou governo estadual e Prefeitura pela falta de investimentos em educação.

Já o vereador Ademir Abreu (PT), destacou o aumento dos recursos para educação no Brasil, ressaltando os diversos programas de educação como ampliação da merenda escolar e implantação dos núcleos de tecnologia. Salientou a importância do estabelecimento do piso nacional salarial da categoria e parabenizou o Governo Lula pelos investimentos na área educacional.

Para o vereador Hermínio Oliveira (PDT), é preciso garantir o piso salarial estabelecido na Constituição. O parlamentar cobrou maior fiscalização dos repasses do FUNDEB e afirmou que os vereadores deveriam participar do Conselho que administra os recursos. Oliveira defendeu  a melhoria nas condições de trabalho dos professores, bem como a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede municipal pública.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que o país enfrenta um momento de dificuldade no que diz respeito aos recursos para a educação. Comentou sobre o reajuste salarial dos professores que atuam em Vitória da Conquista, ressaltando que a administração municipal não pode  exceder o que determina a lei no que se refere aos salários dos professores.“É importante que momentos como esta sessão aconteçam sempre, para buscar alternativas concretas para a resolução do impasse”, disse.

O vereador Néu do Gás (PSB) ressaltou que a educação é prioridade da atual gestão da administração municipal. O parlamentar destacou a reforma de creches e escolas que foram totalmente reformadas para se adequarem às condições básicas para a aprendizagem dos alunos. “O que administrações anteriores não conseguiram fazer em mais de 20 anos, o prefeito Guilherme fez em sua gestão, num excelente trabalho que está sendo desenvolvido”, salientou.

Segundo a vereadora Lúcia Rocha (DEM), existe um descaso para com o transporte de alunos da zona rural. A parlamentar solicitou da Prefeitura uma solução urgente e definitiva para o problema. Rocha destacou, também, a importância da educação como agente transformador da sociedade atual. “É preciso elaborar projetos para que mais recursos sejam atraídos para nossa cidade”, disse, defendendo a valorização dos professores.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), afirmou que o papel dos vereadores é fiscalizar o Município na aplicação dos recursos públicos. Jacaré salientou os avanços na educação municipal, especialmente na reforma e construção de diversas escolas municipais na cidade e na zona rural.
O parlamentar garantiu que o Governo Guilherme Menezes está empenhado na melhoria da qualidade da educação e valorização dos professores. “Vamos lutar para que os recursos venham para Conquista. Nosso papel é defender a educação”, disse.

Para o líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), o governo tem administrado os recursos da educação com transparência, porém esbarra em questões burocráticas. “Tenho certeza que o secretário de educação está aberto ao diálogo, para buscar soluções cabíveis para as reivindicações apresentadas pelos professores”, afirmou, ressaltando que a Câmara nunca vai deixar de defender os interesses dos professores.

O vereador Arlindo Rebouças afirmou que a administração municipal apenas reformou escolas construídas em gestões anteriores. Ressaltou que muitas escolas foram fechadas por falta de uma política que priorize a educação. Criticou as salas multiseriadas e afirmou que não houve transparência na contratação da empresa que reformou as escolas municipais. “O dinheiro foi repassado para a Emurc sem critério”, disse Rebouças, defendendo o pregão eletrônico como maneira correta de se escolher empresas para executar obras públicas.
Outro assunto comentado pelo parlamentar foi quanto a precarização do transporte escolar na zona rural. Informou que existem motoristas sem carteira de habilitação que estão atuando no transporte escolar. “Vou denunciar formalmente”, garantiu.

Outubro 2024