Imagem Contabilistas são homenageados em audiência pública

Contabilistas são homenageados em audiência pública

07/05/2010 09:45:00

A Câmara realizou audiência pública em comemoração ao Dia do Contabilista.  A homenagem foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), e contou com o apoio dos demais vereadores. O Dia do Contabilista foi instituído por uma iniciativa do senador João Lyra, em 25 de abril de 1926. A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar contabilidade. O profissional pode atuar em empresas, instituições e prestar assessoria individual.
A audiência contou com a presença de contadores, técnicos e estudantes de contabilidade, que destacaram a importância da profissão. O vereador Gilzete Moreira fez um resgate histórico do Dia do Contabilista, ressaltando que a profissão contábil é uma das mais importantes do Brasil. “A contabilidade brasileira nunca esteve tanto em evidência como na última década”, disse o parlamentar.  Para Moreira, os contabilistas se transformaram em gestores de informação, capazes de contribuir nas decisões estratégicas de seus clientes. “Ser contabilista é zelar pelo patrimônio público e privado, atuando com sabedoria”, afirmou.
Paulo Pires, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), salientou a importância da utilização da tecnologia no exercício da profissão de contabilista. “A contabilidade tem que dar sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Também participaram da audiências representantes da Receita Federal, Conselho Nacional de Contabilidade, Fainor e Sindicato de Contadores e Técnicos em Contabilidade (SINCOTEC).

Outubro 2024