Imagem Moradores das Chácaras do Espírito Santo reivindicam abastecimento de água e energia elétrica

14/05/2010 10:20:00

Na sessão desta sexta-feira (14), Antônio Moitinho, presidente da Associação Comunitária Rural de Moradores das Chácaras Espírito Santo, cobrou a implantação dos serviços de energia elétrica e água tratada para os moradores da localidade. Segundo Moitinho, os moradores sofrem com a falta destes dois serviços básicos. “O pedido encontra-se na Embasa e foi protocolado desde 2007”, disse.
Moitinho afirmou que a falta d'água tratada tem causado doenças na população, especialmente nas crianças, que bebem água de poços e cisternas. Sobre a implantação da rede elétrica, o presidente da associação destacou que basta o Governo Federal repassar os recursos do Programa Luz Para Todos para que o problema seja resolvido. “Esperamos que estas reivindicações sejam atendidas”, disse.

O ex-deputado federal Edgar Mão Branca, que participou da sessão, afirmou que a Coelba não está realizando sua função em executar o Programa Luz Para Todos na região Sudoeste. Mão Branca sugeriu que a Câmara elabore um documento para ser enviado ao Ministério das Minas e Energia, reivindicando a rede de luz elétrica para a região de Chácaras Espírito Santo.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, criticou o Governo do Estado por utilizar os recursos públicos para fazer propaganda, enquanto a população sofre sem abastecimento de água tratada e rede elétrica. Rebouças fez críticas aos Programas Luz Para Todos e Água Para Todos, enfatizando que Vitória da Conquista se encontra em desvantagem. “Dinheiro tem, mas o governo não tem competência para administrar”, declarou.

Já o vereador Beto Gonçalves (PV), líder da bancada de situação, afirmou que é preciso identificar onde está o problema, para que o mesmo seja solucionado. Segundo o parlamentar, a Coelba deve ser acionada para que a energia elétrica seja instalada em Chácaras Espírito Santo. “A comunidade tem que buscar seus direitos. Ninguém está aqui pedindo favor, mas reivindicando direitos”, disse, sugerindo a realização de sessão especial para discutir o assunto.

Outubro 2024