Imagem Audiência pública homenageia 40 anos do Centro Integrado

Audiência pública homenageia 40 anos do Centro Integrado

06/05/2010 16:15:00

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quarta-feira (05), audiência pública para homenagear os 40 anos do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito. O evento foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Alexandre Pereira (PT) e Beto Gonçalves (PV).

Alexandre Pereira ressaltou a contribuição moral e intelectual que recebeu de cada professor e aluno da instituição. “Minha vida está intimamente ligada à história dos 40 anos do Centro Integrado”, afirmou.  Pereira destacou também a importância de cada membro do colégio. “Esta instituição é construída com o esforço de cada professor, servidor, funcionário e estudante que acredita no Centro Integrado”, disse.

O vereador Beto Gonçalves relatou fatos marcantes da história da instituição e registrou a importância de comemorar a data como reconhecimento pela contribuição do colégio ao município. “São 40 anos de trabalho e contribuição à nossa cidade”, declarou.

O diretor da DIREC 20, Ricardo Costa de Moraes relatou as grandes contribuições da instituição para o desenvolvimento de Vitória da Conquista.  “Fico feliz por fazer parte desta história”, disse.

O secretário de Educação, Coriolano Morais Neto, ressaltou que o Centro Integrado se mantém como referência de instituição educacional. “O Centro Integrado deixa em Vitória da Conquista uma marca inigualável”, afirmou.

Representando os estudantes do turno vespertino, Valcleci Oliveira, destacou a qualidade do ensino e da vida social a que ele teve acesso através do Centro Integrado.  “A escola, a cada dia, é construída por alunos e professores que procuram sempre fazer o melhor”, afirmou.

José Carlos Barbosa, representante do noturno, relatou que toda família estuda no colégio, que tem importância ímpar para sua formação como cidadão. “Quero destacar o trabalho de todos que fazem parte da família Centro Integrado. Tenho prazer em apresentar minha carteira de identificação onde consta que sou aluno do Centro Integrado”, declarou.
O professor e um dos organizadores dos festejos de comemoração pelo aniversário do colégio, falou sobre o papel dos professores como fomentadores da participação dos alunos na vida social e política do município.  “Somente a educação será capaz de libertar o ser humano, fazendo-o exercer sua cidadania”, disse, parabenizando seus colegas educadores pelo excelente trabalho desenvolvido no colégio durante esses 40 anos.
Para o ex-aluno e ex- coordenador do grêmio estudantil, Ronildo Assunção, a passagem pelo colégio determinou seu envolvimento com a vida política da cidade. “Tudo passava pelo Centro Integrado”, lembrou, referindo-se a movimentação política de toda cidade a partir dos acontecimentos do colégio. “É a maior escola e ponto de referência educacional em nosso município”, concluiu.
O vereador Álvaro Pithon (DEM), destacou os ex-alunos do colégio que hoje fazem parte da sociedade conquistense de forma ativa. “Diversos nomes merecem destaque. Entre eles posso citar os colegas vereadores Alexandre Pereira e Beto Gonçalves”, afirmou.

A diretora Nayara Oliveira Vasconcelos destacou que a construção da história do Centro Integrado foi feita em etapas e por grupos diferentes que, em cada época, contribuía com o desenvolvimento de Vitória da Conquista. “Os grandes diretores que por ali passaram acreditaram no progresso como instrumento de transformação social”, afirmou a diretora, que na ocasião homenageou professores, funcionários e ex-diretores do colégio.

Outubro 2024