Imagem Vereadores participam da inauguração do galpão do Recicla Conquista

Vereadores participam da inauguração do galpão do Recicla Conquista

29/03/2010 18:00:00

O líder do governo, vereador Fernando Jacaré (PT) e o presidente da Câmara, Gildásio Silveira (PT), participaram da inauguração do novo galpão da cooperativa de catadores Recicla Conquista. Na solenidade estavam presentes o prefeito Guilherme Menezes, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jaques Pena, secretários municipais, empresários e membros da cooperativa. O galpão foi construído através da parceria prefeitura, Recicla Conquista e Fundação Banco do Brasil com o objetivo de armazenar lixo sólido coletado pelos membros da cooperativa, recolhido no aterro sanitário e nas casas da cidade.

Segundo Jaques Pena, a Fundação Banco do Brasil apoia trabalhos com reciclagem em todo o país, e Conquista desenvolve um significativo trabalho com reciclagem, porém é necessário melhorar o processamento do material coletado para que aumente o ganho dos catadores. “Este galpão é um passo importante para que a cooperativa se organize ainda mais e possa desenvolver meios de agregar valor ao produto coletado. Quando for possibilitado o tratamento deste produto o ganho dos cooperados aumentará de forma significativa”, disse.
O prefeito Guilherme Menezes ressaltou a importância do trabalho que é realizado pela cooperativa de catadores, destacou também o trabalho da prefeitura que deu melhores condições de trabalho aos recicladores, com a transformação do lixão em aterro sanitário. “Não se pode negar o significado do trabalho dos catadores, a redução do impacto ambiental e a geração de renda com o lixo produzido na cidade. É importante que comunidade saiba que muitas famílias sobrevivem dignamente deste trabalho”, concluiu.

Já Marcos Andrade, Presidente da Agência Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (ADTR), destacou as duas vertentes do trabalho de reciclagem: a redução do impacto ambiental com a retirada do resíduos sólidos do meio ambiente; e a geração de emprego e renda para os catadores. “Com um galpão como este é possível melhorar a condição de armazenamento dos produtos e buscar meios de agregar valor ao material coletado para melhoria da renda dos cooperados”, disse.
Adenilton Silva, presidente da Cooperativa de Catadores do Recicla Conquista, agradeceu a Fundação Banco do Brasil e a prefeitura municipal pelo apoio. “Este galpão vai melhorar ainda mais nossa condição de trabalho e permitir que consigamos agregar valores aos produtos recolhidos. Desta forma aumentaremos o ganho dos cooperados e teremos mais pessoas envolvidas na coleta domiciliar”, afirmou. Adenilton fez um tour pelas instalações da cooperativa explanando sobre todas as etapas do processo de coleta, limpeza, prensagem e armazenagem dos resíduos.

O líder do governo na Câmara, vereador Fernando Jacaré, comentou sobre a importância do Recicla Conquista para a sobrevivência dos cooperados, bem como sua relevância para a garantia de conservação do meio ambiente. “Em um momento como este em que toda a humanidade discute o aquecimento global e seus impactos no meio ambiente, em Conquista a idéia do reaproveitamento de resíduos sólidos, como garantia de fonte de renda para catadores, é uma realidade. Este equipamento, que agora é entregue ao Recicla Conquista, é a demonstração da preocupação do governo municipal com o desenvolvimento e a qualidade de vida da população”, disse.
O presidente da Câmara, Gildásio Silveira, destacou a mudança da qualidade de vida dos catadores com a nova estrutura de trabalho oferecida e parabenizou a prefeitura e a Fundação do Banco do Brasil pela execução da Obra. “O que era sonho se tornou realidade e com perspectiva de melhorar sempre, já que os cooperados tem a possibilidade de agregar valor ao trabalho desenvolvido pela cooperativa”, ressaltou.

Outubro 2024