Imagem Pesquisadores da Embrapa se reúnem com vereadores na Câmara Municipal

Pesquisadores da Embrapa se reúnem com vereadores na Câmara Municipal

04/03/2010 19:20:00

A convite do presidente Gildásio Silveira (PT), o pesquisador da Embrapa Joselito Mota, o técnico de comunicação e negócio da Embrapa, Eledson Sampaio, e os representantes da Fundação José Carvalho, da cidade de Entre Rios, George Teixeira da Costa e Adenildo Bernardo dos Santos, além da Doutora Anabela Zacarias, do Instituto de Investigação Agrícola de Moçambique, visitaram a Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (04).
Segundo o vereador Gildásio Silveira esse intercâmbio entre Brasil e Moçambique servirá para contribuir ainda mais com a economia da mandioca, tão importante para Vitória da Conquista e região.  “A Embrapa é responsável pela pesquisa da mandioca e da fruticultura. A nossa cidade tem uma economia voltada para a mandioca e todos nós, vereadores, temos uma relação com as comunidades que produzem a mandioca”, salientou.
O pesquisador Joselito Mota destacou durante sua visita, que o Brasil tem estabelecido nos últimos anos uma relação de parceria, buscando a transferência de tecnologia com os países africanos, especialmente com os que possuem língua portuguesa, além do Timor Leste. “A Embrapa tem conduzido seus trabalhos para oferecer suas tecnologias”, salientou. O pesquisador destacou ainda o intercâmbio de ideias e conhecimentos que a visita ao município propiciou aos componentes da comitiva, especialmente à Dra. Anabela. “Essa cooperação com os poderes e lideranças de Vitória da Conquista, sem dúvida, acrescenta mais motivação aos trabalhos da Embrapa e seus pesquisadores”, informou.
A Dra. Anabela Zacarias tem buscado no Brasil adquirir novos conhecimentos sobre o cultivo e beneficiamento da mandioca para levar uma tecnologia inovadora para Moçambique, seu país de origem. “O meu aprendizado, com essa visita aos diversos lugares do Brasil, é enorme. Conheci várias iguarias que utilizam basicamente a mandioca, além da cadeia de valores que se pode construir com a mandioca e seus subprodutos, desde a plantação até a utilização da manipueira – que se constitui um grave problema ecológico”, destacou.
Também participaram da reunião os vereadores Arlindo Rebouças (PMN), Joel Fernandes (PTN), além do primeiro secretário da Casa, Gilzete Moreira (PSB) e Marlúcia Alves Nunes, coordenadora do Centro de Referência da Mulher.

Outubro 2024