Imagem Vereadores participam de reunião com secretários estaduais para tratar do novo aeroporto de Conquista

24/02/2010 13:28:00

Os vereadores Fernando Jacaré (PT), líder do governo na Câmara e o Presidente do Legislativo Municipal, vereador Gildásio Silveira (PT), participaram nesta quarta-feira, 24, de uma reunião com o prefeito Guilherme Menezes, o secretário Estadual de Infraestrutura, João Leão, o secretário Estadual de Agricultura, Roberto Muniz, o deputado Waldenor Pereira, líder do governo na Assembléia Legislativa, o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Paulo César Lisboa e secretários Municipais.
Na pauta principal, a apresentação do projeto de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O secretário João Leão apresentou indicação de dois locais que serão levados à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para verificação técnica. Segundo o secretário, os recursos já estão disponíveis e tão logo o parecer técnico seja liberado, a construção será iniciada.
“Vamos assinar um protocolo de intenções entre a prefeitura e o Governo do Estado, onde cada um assume responsabilidades quanto a construção do aeroporto. O objetivo do governador Jaques Wagner é inaugurá-lo no início de 2011. Temos mais de R$ 80 milhões para que o aeroporto seja construído”, afirmou. O secretário acredita que a ANAC dará o parecer em 90 dias e a licitação poderá ser iniciada.
O prefeito Guilherme Menezes destacou a satisfação em receber a comitiva do governo estadual trazendo notícias sobre a construção do aeroporto. “Foi um debate importante. O secretário João Leão trouxe um estudo técnico sobre locais para a obra, este estudo será enviado à ANAC que dará um parecer, e somente depois disso a obra poderá ser inciada. A prefeitura também terá compromissos com a construção e cuidado com o aeroporto”, disse.
Segundo o presidente da Câmara, Gildásio Silveira, é uma alegria para a cidade a notícia trazida pelo secretário de Infraestrutura. “Esta é uma luta de toda a comunidade. A Câmara participou ativamente deste debate. A assinatura deste protocolo de intenções da prefeitura com o governo estadual é um passo importante para a construção do novo aeroporto”, disse, ressaltando que a Câmara atuará de forma ágil para aprovar os projetos referentes ao aeroporto que necessitarem de aprovação do legislativo municial.
Para o líder do governo, vereador Fernando Jacaré, a notícia mostra o compromisso do governo Jaques Wagner com Vitória da Conquista. “Há muito lutamos por este aeroporto, e o governo Wagner demonstra seu compromisso com nossa cidade, quando o secretário João Leão vem assinar este protocolo de intenções e anunciar que as obras serão iniciadas ainda este ano”, afirmou.
O deputado Waldenor Pereira destacou o primeiro passo dado em direção à construção do novo aeroporto, que foi a escolha da área que será enviada à ANAC. Para Waldenor, a vinda do secretário propiciou agilidade ao processo. "Os estudos já apontaram um sítio. Depois que a delimitação dessa áea for encaminhada à ANAC o governo do Estado abrirá licitação para construção do projeto executivo. Além de reformar o antigo aeroporto com 500 mil reais, com construção de espaço para embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária, vamos elaborar o projeto executivo para construção do novo aeroporto", garantiu.
Agricultura – Também presente na reunião, o secretário Estadual de Agricultura, Roberto Muniz, convidou o prefeito Guilherme Menezes para representar os municípios da região sudoeste no Fórum dos Secretários Estaduais dos estados produtores de café. “É um momento importante de discussão sobre o agrocafé, e gostaríamos de contar com a presença do prefeito Guilherme Menezes, representando as prefeituras dos muncípios produtores de café na região”, disse. O secretário também fez um balanço dos programas estaduais e federais para a agricultura familiar, para os pequenos agricultores e para o agronegócio.

Outubro 2024