Imagem Gildásio Silveira destaca 4º Congresso do PT e comemora sucesso do Governo Lula

Gildásio Silveira destaca 4º Congresso do PT e comemora sucesso do Governo Lula

23/02/2010 21:48:00

Em seu discurso na sessão desta terça-feira (23), o presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou o 4º Congresso do PT, ocorrido no último fim de semana em Brasília. O parlamentar destacou a participação do PT (que completou 30 anos) no avanço econômico do país nos últimos anos. Silveira afirmou que o fortalecimento do PT  é compartilhado pelos partidos aliados  PCdoB, PV e PSB, que compõem a base do governo.
O vereador ressaltou que o sucesso é do povo brasileiro, pois antes do PT assumir o Governo Federal, “a população vivia sob os pés do Fundo Monetário Internacional (FMI)”. Destacou os excelentes resultados de programas como o Luz Para Todos, que levou energia elétrica a famílias “que só contavam com a luz dos candeeiros”.
Outro ponto destacado pelo presidente da Casa foi o desenvolvimento da construção civil e da indústria, fruto de uma política econômica do presidente Lula, que está comprometido com o crescimento do país. “O Brasil foi o último país a entrar na crise econômica mundial e o primeiro a sair”, ressaltou.
Candidatura da ministra Dilma Rousseff - Silveira se declarou feliz com a confirmação do nome da ministra Dilma Roussef para candidata do PT nas próximas eleições presidenciais. Para o vereador, é motivo de orgulho poder contar com uma mulher para dar continuidade a um projeto econômico social que tem colocado o Brasil numa posição de destaque no cenário internacional.
O parlamentar afirmou que ficou emocionado com a participação da ministra, que foi aclamada pelos correligionários do PT. Ressaltou que Rousseff teve coragem de ser coordenadora dos principais projetos econômicos do Governo Lula, sempre priorizando a educação.
A afirmação da ministra Dilma de que “preferia as vozes da oposição ao silêncio da ditadura” foi enfatizada por Gildásio Silveira, que convocou todos a fazer uma reflexão sobre os avanços que o país experimentou na gestão do atual projeto político. “Milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza e da miséria”, declarou.
Em aparte, o vereador Jean Fabrício (PCdoB) parabenizou o PT pela comemoração dos 30 anos e destacou o absoluto sucesso da gestão do Governo Lula. “O povo brasileiro sabe escolher e saberá quem conduzir para a presidência”, disse, se referindo à ministra Dilma Rousseff.
Violência em Conquista - Sobre a violência em Vitória da Conquista, especialmente sobre a onda de assassinatos que ocorreram no início do mês, o vereador afirmou que entrou em contato com o então ministro Tasso Genro, solicitando apoio. Ressaltou que “ações serão desencadeadas a partir da ação do governo” e salientou a necessidade da apuração dos fatos e do envolvimento da sociedade civil organizada.
Silveira salientou que, mesmo com as investigações, nada poderá resgatar as vidas que foram perdidas pela violência. “É importante que a cidade tenha uma política de planejamento na segurança pública”, declarou, solicitando que a Câmara elabore documento requerendo ao presidente Lula e ao ministro da Justiça a implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) em Conquista.
O presidente afirmou que esteve com o governador Jaques Wagner, com o objetivo de alertá-lo sobre os problemas de Conquista. “Percebemos a necessidade do envolvimento de todos nós, apoiando todas as políticas para que o município tenha um período de paz”, concluiu.

Outubro 2024