23/02/2010 21:00:00
Em seu discurso na sessão desta terça-feira (23), o vereador Fernando Jacaré (PT), líder do prefeito na Câmara, comentou sobre a onda de violência e criminalidade que assustou Vitória da Conquista nas últimas semanas, o que repercutiu na imprensa estadual e nacional. O parlamentar destacou a atuação da Câmara diante do problema, especialmente a mobilização dos vereadores em reuniões e audiências.
O vereador afirmou que a Câmara está de parabéns pela postura coerente e comprometida com o bem-estar da sociedade. Ressaltou que a violência mexe com todos. “Vamos trabalhar pela justiça e pelos direitos dos cidadãos”, disse, cobrando do Ministério Público o acompanhamento das investigações. “É importante ouvir os dois lados dessa história. Precisamos defender a Polícia Militar da Bahia”, disse, cobrando melhor estrutura de trabalho para a PM.
Para Jacaré, é preciso que a sociedade retorne à normalidade, para que todos possam conviver com tranquilidade. “De forma alguma somos favoráveis à impunidade ou ao uso da violência para combater a violência”, disse, ressaltando que uma reunião foi feita com a presença do comando do 9º Batalhão da Polícia Militar.
O parlamentar criticou setores da imprensa, que tentam denegrir a imagem da Polícia Militar diante das denúncias da suposta participação de policiais entre as pessoas que assassinaram jovens envolvidos com o tráfico de drogas. Jacaré destacou a seriedade e comprometimento do Ten. Cel. Inácio Paz Lira Junior nas investigações sobre os assassinatos.
Em aparte, os vereadores Álvaro Pithon (DEM), Ademir Abreu (PT), Arlindo Rebouças (PMN), Jean Fabrício (PCdoB) e Hermínio Oliveira (PDT) defenderam uma investigação séria e independente, sem contudo desconsiderar os aspectos sociais da questão.
Jacaré destacou a oficialização da candidatura da ministra Dilma Russef para presidência do Brasil nas eleições de outubro. “Essa será nossa presidente, que dará continuidade ao projeto político do presidente Lula”.