Imagem Beto Gonçalves participa de reunião com comunidades Quilombolas

Beto Gonçalves participa de reunião com comunidades Quilombolas

03/02/2010 14:30:00

O vereador Beto Gonçalves, PV, participou de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Social, Edwaldo Alves e representantes de comunidades Quilombolas. A reunião discutiu políticas de promoção de igualdade racial.
Para Beto Gonçalves, o governo está sensível ao atendimento das reivindicações do movimento negro. Afirmou também que o legislativo vai continuar como interlocutor das classes menos favorecidas, para que os seus pleitos sejam atendidos assim que forem reivindicados.
Gonçalves disse ainda estar satisfeito com a nomeação de Edwaldo Alves para a secretaria, pois vai possibilitar um diálogo mais aberto com o povo negro de Conquista. Concluindo o vereador falou sobre um projeto de lei de sua autoria que propõe a regularização dos pontos de venda de acarajé. “O projeto tem parceria com a Associação de Baianas de Salvador, para que tenha ainda mais força. Temos certeza que com a regularização das baianas da nossa cidade o trabalho delas ficará legitimado”, disse.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Edwaldo Alves, a reunião foi muito proveitosa, pois contou com a participação de diversos representantes e isso fortalece o diálogo com as comunidades e o atendimento ás demandas solicitadas. “É preciso muita vontade política para atender aos anseios desta comunidade e o governo sinaliza positivamente para isso”, concluiu.
João Borges Fernandes, coordenador geral do Conselho das Comunidades Quilombolas, disse que os direitos das comunidades precisam ser cumpridos de acordo a lei. Ele cobrou ações mais efetivas dos poderes públicos para que a reparação histórica ao povo negro aconteça de fato também em Conquista. “É cumprir o que está estabelecido pela lei, só assim seremos respeitado de verdade”, salientou.
Vitória da Conquista tem 68% da população negra e parda e possui o maior número de comunidades quilombolas. São 24 das 44 existentes e certificadas pela Fundação Cultural Palmares, na Bahia.

Outubro 2024