Imagem Selo vai reconhecer empresas que contribuem para a gestão ambiental em Vitória da Conquista

14/01/2010 10:05:00

O prefeito, Guilherme Menezes, sancionou a lei nº 1644 que cria o selo Empresa Amiga do Meio Ambiente no município de Vitória da Conquista. O selo é um reconhecimento público às empresas, produtos e serviços que contribuem para a gestão ambiental.

Poderá obter autorização para utilizar o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente a empresa que:

a) cumprir a legislação ambiental brasileira;

b) respeitar o Código Ambiental do Município, inclusive no que se refere à reserva de permeabilidade;

c) não causar nenhum dano ao ecossistema;

d) aplicar programas de redução de consumo de água;

e) aplicar programas de redução de consumo de energia em seus processos e procedimentos;

f)  implantar e manter programa de coleta seletiva de lixo visando a reciclagem;

g) realizar plantios de árvores em praças, ruas, avenidas e campos de futebo;

i) promover campanhas educativas, quando firmado parcerias com atletas que, por ventura, sejam patrocinados com sua logomarca, condicionar o plantio de árvores, cuidados com as plantas, principalmente ao redor dos campos de futebol.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Marques, "o selo é mais uma das formas de estímulo para que as empresas assumam sua responsabilidade junto ao meio ambiente com ações que tenham impacto efetivo na vida da cidade", afirmou.

Para aderir ao programa e obter a autorização para utilização do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, as empresas deverão protocolar um requerimento junto à Prefeitura Municipal, até o dia 30 de abril, e comprovar que cumprem os requisitos estabelecidos. A Secretaria do Meio Ambiente encaminhará os documentos apresentados à comissão julgadora, que vai decidir se a empresa poderá utilizar o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente. O selo será entregue em cerimônia conjunta entre Prefeitura e Câmara em sessão solene pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Fonte: SECOM/PMVC

Outubro 2024