27/10/2009 22:14:00
Na sessão que comemorou os 11 anos da Casa do Andarilho, o vereador Hermínio Oliveira (PDT), fez um resgate histórico da Casa do Andarilho, que atua em Vitória da Conquista desde 1998. “O objetivo é resgatar vidas e levar a Palavra de Deus para as pessoas que passam por lá”, afirmou o parlamentar. Oliveira parabenizou o trabalho do ex-vereador Ataíde Macedo, “que está sempre disponível para ajudar as pessoas que mais precisam”.
Já o vereador Ademir Abreu (PT), também ressaltou a importância da Casa do Andarilho, destacando que a instituição acolhe pessoas abandonadas pela família. “Pessoas que se dedicam a trabalhos como este, são pessoas cheias do Espírito Santo. Esta instituição é importantíssima para Vitória da Conquista”, disse, enfatizando que é preciso destinar recursos do Orçamento Municipal para projetos filantrópicos.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) parabenizou o vereador Jean Fabrício pela iniciativa em realizar a sessão e reconheceu a importância do trabalho do ex-vereador Ataíde Macedo. Rocha destacou que a Casa do Andarilho recebe pessoas portadoras de transtornos mentais, alcoólatras, dependentes químicos e mendigos. “A Casa do Andarilho vem resgatando vidas através da Palavra de Deus. É preciso que todos apóiem esta instituição. Com fé e persistência conseguimos alcançar objetivos que nos parecem ser impossíveis”, disse a parlamentar.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), afirmou que o projeto dá resultados positivos porque conta com a participação de pessoas que acreditam na recuperação do ser humano. Jacaré destacou que o crescimento populacional de Vitória da Conquista trás consigo o crescimento dos problemas, inclusive o aumento do número de andarilhos. “É um grande desafio levar adiante projetos como a Casa do Andarilho. As comissões da Câmara estão mobilizadas para aumentar o apoio a projetos sociais em nossa cidade”, declarou o parlamentar.
Segundo o vereador Luciano Gomes (PR), é de fundamental importância o trabalho social desenvolvido pela Associação Cristo Liberta. O parlamentar destacou o drama de famílias que sofrem com pessoas que são dependentes químicas e a importância do apoio de projetos como Casa do Andarilho ou Cristo Liberta. “Ataíde e sua equipe estão de parabéns pelo trabalho tão importante e tão bonito realizado em nossa cidade”.
O primeiro secretário da Câmara, vereador Gilzete Moreira (PSB), ressaltou a participação de cada cooperador, que foi importante na construção do projeto há 11 anos. “Este é o tipo de projeto que só tem sucesso se for feito em equipe. Quero lembrar do trabalho da pastora Tereza e do administrador Pedro Melo que têm atuado brilhantemente na instituição”, disse, citando nomes de outras pessoas que colaboram com o projeto.
Moreira também parabenizou os residentes do Projeto Cristo Liberta, que estão em fase de recuperação da dependência do uso de drogas. “Quero agradecer a Deus por viabilizar o sucesso desta entidade. Sem Deus, não podemos realizar nada”, disse, ressaltando que trabalha com dependentes químicos desde 1987. “Não há nada melhor do que servir ao próximo. Quanto mais servimos, mais somos abençoados. A maior riqueza que temos aqui na terra é poder estender a mão para alguém”, declarou.
O vereador Joel Fernandes (PTN) parabenizou o vereador Jean Fabrício (PCdoB) pela iniciativa em realizar a sessão. Também destacou o trabalho do ex-vereador Ataíde Macedo pela dedicação na luta em benefício dos mais humildes, especialmente andarilhos, portadores de transtornos mentais e idosos abandonados pela família. Fernandes fez um resgate da atuação de Macedo como vereador, que, na legislatura passada, teve uma atuação marcada pelo trabalho. “Conquista precisa de vereadores como Ataíde Macedo”, declarou, desejando sucesso.
O vereador Néu do Gás (PSB) também parabenizou Ataíde Macedo que, mesmo sem o mandato parlamentar, continua atuando em projetos sociais como Casa do Andarilho. O parlamentar afirmou que a recuperação de pessoas assistidas pela Casa do Andarilho vem restaurando famílias, já que um dos trabalhos da instituição é localizar os familiares dos andarilhos. “É uma entidade reconhecida em todo o estado”, disse, lamentando o crescimento do número de usuários de drogas na cidade.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que o ex-vereador Ataíde Macedo honra o Legislativo pelo trabalho realizado, mesmo sem o mandato eletivo. Silveira ressaltou que o trabalho da Casa do Andarilho e de outras instituições, soma-se num projeto maior visando a melhoria da qualidade de vida e redução das desigualdades no município.
O parlamentar também parabenizou o vereador Jean Fabrício por ter solicitado a realização da sessão em homenagem à Casa do Andarilho. “O projeto é importante não apenas para as pessoas que moram em Conquista, mas para todas aquelas que passam por aqui”, disse, ressaltando o trabalho de toda a equipe que atua no projeto social. O presidente sugeriu que a Câmara aprove Moção de Aplauso ao ex-vereador Ataíde Macedo, em reconhecimento pelo trabalho social que o mesmo tem realizado em Conquista.
Silveira sugeriu, também, que a Câmara aprove Moção de Aplauso à Polícia Rodoviária Federal pela apreensão de armamento potente, com alto poder destrutivo, na última segunda feira (26). “O inspetor Jorge Chagas demonstrou a capacidade de desenvolver um trabalho tão importante para nossa cidade”, declarou.
O vereador Jean Fabrício (PCdoB) voltou a destacar a importância cidadã do trabalho da Casa do Andarilho. “Todos estão de parabéns”, disse, ressaltando que Ataíde Macedo sempre será lembrado como um vereador atuante. Fabrício sugeriu que a Câmara aprove uma Moção de Aplauso pelo trabalho desenvolvido pela Associação Cristo Liberta.