27/10/2009 12:16:00
A Câmara Municipal realizou, na última sexta-feira (23), audiência pública em comemoração aos 20 anos do Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP). O evento foi uma iniciativa do mandato do vereador Arlindo Rebouças (PMN), e contou com a participação de professores da rede municipal de ensino e ex-presidentes da entidade. Foi apresentado um breve histórico sobre a atuação do SIMMP desde sua fundação, em setembro de 1987, quando a instituição funcionava com o nome Associação do Magistério Municipal de Vitória da Conquista (AMM/VC) e sua transformação em sindicato a partir de 1989.
Zenilda Mendes Silva, ex-presidente da AMM/VC - precursora do SIMMP - destacou que muitas conquistas foram alcançadas, principalmente no início, onde era proibido se organizar em entidades de classe. “Apesar da categoria hoje não estar tão mobilizada como antes, o Sindicato tem muitas conquistas alcançadas nestes 20 anos. Seria melhor se os professores participassem mais”, afirmou.
Cesar Henrique Nolasco, atual presidente do SIMMP, destacou a importância da organização sindical para toda e qualquer categoria, mas afirmou que no caso do SIMMP há um sentimento diferente por que o sindicato se manteve firme na luta, apesar de todas as dificuldades que enfrentou. “Há um sentimento de pertença do professor. Temos hoje 1.200 filiados porque os mesmos se sentem representados. Nestes 20 anos todos os que passaram pela direção do Sindicato, contribuíram para as conquistas alcançadas”, concluiu.
Para o vereador Arlindo Rebouças, autor do requerimento da audiência, que também é professor, a comemoração do aniversário leva a reconhecer união da categoria, que passa por uma situação de descaso por parte do poder público. “As conquistas de hoje foram construídas ao longo dos anos, cada diretoria que passou pelo sindicato deu sua contribuição para as conquistas alcançadas”, afirmou.